Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Você conhece a história por trás do nome do seu box de crossfit? Hoje são quase 14 mil boxes afiliados no mundo, cada um com um nome exclusivo. E todos precisaram passar por um processo de cadastro e autorização do nome. Por exemplo, o primeiro box aberto no Brasil foi a CrossFit Brasil, em 2009.
Seu proprietário, Joel Friedman, precisou fazer o curso Level 1 oferecido pela CrossFit Inc e depois solicitar o uso do nome do box. Hoje em dia, nomes de países ou cidades não são mais permitidos. Entrevistamos alguns proprietários de boxes para saber como foi esse processo. Descubra as histórias abaixo:
Lupa, atleta, juiz federal e sócio proprietário da CrossFit Pinheiros:
Para quem me pergunta, já falo para não pedir o nome preferido da primeira vez, porque eles vão negar. Impressionante, eles sempre negam. Minha impressão é que a empresa cresceu muito, mas ainda é muito arcaica em alguns procedimentos, esse é um deles.
As justificativas para as negativas também não fazem sentido, pois eles acabam liberando nomes que, segundo essas mesmas justificativas, seriam vedados, como nomes de cidades ou bairros, por exemplo. Normalmente, quando o pleiteante sai da resposta automática e consegue se comunicar com alguém e explicar o porquê do nome, a coisa fica mais fácil.
De toda forma, o processo acaba sendo lento, pois pelo menos três negativas vão rolar e as respostas não são rápidas, o que faz com que o pleiteante muitas vezes esteja com tudo pronto, mas não consiga abrir as portas do box por falta de nome.
Thiago Martinez, proprietário e head coach da CrossFit Dadiva:
Eu já tinha um estúdio de pilates chamado Dadva, e o nome escolhido para o box foi Dadiva. O nome Dadva deu problema, pois tem uma cidade no Azerbaijão com este nome, e a CrossFit Inc. proíbe nomes de cidades e países há uns três anos. Então tivemos que mudar o nome e adicionar o “i”. Levou um mês para resolver o problema do nome.
Quando abri o box, eu era sozinho. Hoje tenho mais dois profissionais me ajudando. Mantenho os dois, box e estúdio, em locais separados, porém próximos.
Incluímos aulas de pilates e crossfit nos pacotes. Usamos o pilates como mobility para o crossfit.
O nome Dadva vem da nossa crença, dádiva de Deus, o meu dom é dar aulas e cuidar das pessoas.
Thaís Carvalho, proprietária da CrossFit Scelta:
Durante o processo de afiliação do box, enviamos três nomes e apenas na terceira tentativa aceitaram a nossa opção. As outras duas opções de nome foram negadas pois já existiam boxes com os nomes escolhidos. Mas de resto foi bem tranquilo, nos deram um prazo bom para pagar a afiliação e tudo foi resolvido em uma semana.
E você, conhece a história do nome do seu box? Pergunte ao seu coach e nos conte aqui nos comentários.
Compartilhar link