Crossfit faz bem também para os ossos

Atualizado em 05 de julho de 2017

Os exercícios de pliometria, resistência e levantamento de peso são ótimos exercícios para fortalecimento muscular – e, mais importante, construir e manter a massa óssea para seu futuro. Muitas mulheres jovens estão desencorajadas a treinarem crossfit porque elas acham a modalidade “muito masculina”. Mas os treinos não só vão ajudar no emagrecimento e na construção óssea, como também para um futuro mais saudável.

Muitos profissionais da saúde sabem que a prevenção de doenças é melhor que a cura. A população acima de 50 anos sofre ainda mais com o aumento nas fraturas de coluna, quadris, ombros e pulso, por exemplo, principalmente por causa da osteoporose – quando a densidade óssea diminui tanto na parte sólida quanto na esponjosa, o que faz o osso mais frágil.

Estudos mostram que uma a cada duas mulheres e um em cada quatro homens acima de cinquenta anos terá uma fratura osteoporótica. Mulheres são mais atingidas por causa da mudança hormonal consequente da menopausa. Atualmente, a melhor maneira de tratar essa doença é a prevenção. O pico da massa óssea é atingido no período entre 18 e 26 anos. Depois, aos 35, o corpo começa a produzir menos ossos novos.

 

 

Todos perdem massa óssea com a idade – e a melhor maneira de construir massa óssea é por meio de exercícios de levantamento de peso. Pesquisas mostraram que treinos de resistência e cargas de pesos podem restaurar a densidade mineral dos ossos.

As pessoas geralmente previnem pressão alta, obesidade e diabetes, por exemplo. Mas muitas que desenvolvem osteoporose na meia idade são magras e relativamente saudáveis. Talvez você seja frequente na academia para nadar ou correr, mas isso pode não ser suficiente para a saúde dos seus ossos. Levantamento de peso e pliometria são exercícios que podem prevenir perda óssea, ainda mais se associados a doses diárias de vitamina D e cálcio.

Traduzido da revista RX Review Fitness