Subir em cordas, pular um muro, fixar na barra e carregar uma bola de peso não são tarefas fáceis para ninguém. Exigem preparação, condicionamento físico e habilidades pouco ou quase nunca utilizadas. Como conseguir isso? A resposta é simples: fazendo treinos de Crossfit. Inspirado em treinamentos militares norte-americanos, as séries de exercícios realizados em alta intensidade podem ser a chave para o sucesso no condicionamento físico.
As séries do Crossfit focam o desenvolvimento de dez habilidades: velocidade, força, resistência cardiovascular e muscular, flexibilidade, coordenação, potência, agilidade, precisão e equilíbrio. Deixam o aluno com um bom condicionamento físico e, por isso, são ideais na preparação para provas intensas, como a corrida de obstáculos.
O Crossfit é a junção de exercícios de levantamento de peso, ginástica olímpica e atividades de condicionamento metabólico (corrida, ciclismo e remo). As aulas duram cerca de uma hora e são divididas em três etapas: aquecimento e alongamento dinâmico; técnica, em que os alunos aprendem ou aperfeiçoam alguns exercícios; e, por fim, a parte mais esperada, o WOD (Work Out of The Day), que consiste na execução dos exercícios aprendidos na etapa anterior e de forma intensa, no menor tempo possível ou na maior quantidade de séries em um determinado tempo.
Fran, Murth, Paul, Michel, Gracie, Helen, Angie, Cindy e Diane podem parecer apenas nomes de pessoas… mas não para os alunos de Crossfit (ou para os crossfiteiros, como são mais conhecidos). Cada um representa uma série de exercícios a ser executada, em alta intensidade, no WOD. O mais popular é o Fran. A série é composta por 21 thrusters (levantamento de peso), 21 elevações de tronco, 15 thrusters, 15 elevações de tronco, mais nove thrusters e, por fim, nove elevações de tronco no menor tempo possível.
E não precisa se preocupar, os treinos são periodizados e equilibrados durante a semana, para não sobrecarregar uma parte do corpo. Para iniciantes, o recomendado é fazer de duas a três aulas por semana. Os alunos experientes podem fazer de quatro a cinco vezes, desde que não tenham problemas articulares. Apesar das aulas serem coletivas e os exercícios os mesmos, cada um faz com a carga individualizada e de acordo com o nível de condicionamento.
(Fonte: André Trombini, educador físico e coordenador das aulas de Crossfit na BodyTech, em São Paulo)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…