A diferença entre o crossfit e o strong funcional

Atualizado em 06 de dezembro de 2016
Mais em Notícias

O crossfit é uma modalidade de treinamento funcional de alta intensidade que virou esporte. Trabalha exercícios do treinamento funcional com o objetivo de cumprir o WOD (treino do dia) em séries que duram de 5 a 25 minutos, com todos fazendo o mesmo treino (a variação está nas cargas). Aos poucos, no entanto, um novo treino baseado também no funcional surge no mercado: o strong funcional.

O strong funcional é um tipo de treino desenvolvido com base no strongman e no treinamento funcional. É um treino completo, pois visa todas as capacidades físicas, e tem ênfase no trabalho de força para qualidade de vida.

No strong funcional, são utilizados alguns equipamentos diferentes trazidos da modalidade esportiva strongman, como cangalha, log, cilindros e pneus. Os treinos são coletivos, mas preparados individualmente. Ou seja, treina-se simultaneamente, mas cada um faz um exercício, respeitando limitações e objetivos.

A junção da base do treinamento funcional e com a aplicação do mesmo para cada caso é o que torna o strong funcional um dos treinos mais completos do mundo fitness atualmente.

Em São Paulo, uma nova academia localizada em Moema aposta no strong funcional, com uma metodologia própria que envolve aspectos como força, resistência e exercícios cardiorrespiratórios, sempre adaptados para a meta de cada um.

“Cada um tem seu próprio objetivo: emagrecer, fortalecer, ganhar resistência ou simplesmente praticar atividades físicas regularmente. Por isso, criamos planos equilibrados de acordo com cada um”, afirma Luciano Dias, sócio da academia e professor da USP (Universidade de São Paulo).

Há também academias e equipes de treinamento em diferentes cidades brasileiras como, por exemplo, a equipe Strong Monsters, em Mogi das Cruzes (SP), a equipe Extreme, em Mongaguá (SP), a equipe UBSM, em Peruíbe (SP), e a equipe do atleta Marcos Maverick, em Louveira (SP).

 

 

“Força, agilidade e condicionamento. Esses são os três pilares que norteiam a strong funcional. Por unir segmentos diferentes do exercício físico, mas que se completam em uma metodologia própria, os resultados são obtidos de forma rápida e eficaz”, argumenta Ricardo Mitsuo, professor de educação física com 14 anos de experiência na área e também sócio da academia.

Confira a entrevista com o professor Ricardo Mitsuo:

WOD News: O que é o strong funcional?
Ricardo Mitsu: Strong Funcional é uma modalidade de treino desenvolvida em cima de duas técnicas: o treinamento físico funcional e o esporte strongman. A junção delas faz com que o treino seja muito completo, conseguindo atingir praticamente todos os objetivos.

WOD News: Quem pode praticar essa modalidade?
Ricardo Mitsu: Qualquer pessoa, pois o treino é preparado e passado respeitando os objetivos de cada aluno, bem como respeitando todas as suas limitações.

WOD News: As mulheres têm procurado esse esporte?
Ricardo Mitsu: Nossa modalidade não é um esporte, mas um treino. E as mulheres procuram bastante o strong funcional. Temos uma proporção de 60% de mulheres e 40% de homens.

WOD News: Quais partes do corpo e músculos são mais acionados?
Ricardo Mitsu: O treino é bem completo. Atingimos desde membros inferiores a membros superiores. Tudo depende do dia e do objetivo de cada pessoa.

WOD News: Qual a frequência ideal de treino (iniciante, médio e avançado)? Depois de quanto tempo observa-se resultado?
Ricardo Mitsu: Para qualquer nível, a frequência mínima é de duas vezes por semana. E após o primeiro mês já podemos ver algum resultado.

WOD News: Como deve ser a alimentação do aluno?
Ricardo Mitsu: A alimentação é de extrema importância na busca dos resultados. Ela vai variar de acordo com o objetivo de cada aluno. Para isso, temos uma nutricionista que pode orientar melhor.

WOD News: Para quem é mais indicado o treinamento strong funcional? (idade, objetivo, etc…)
Ricardo Mitsu: O strong funcional é indicado para todas as pessoas.

WOD News: Qual o princípio do treinamento strong funcional?
Ricardo Mitsu: O princípio do strong funcional é a busca de uma melhor qualidade de vida, propiciando bem-estar, melhoria no condicionamento e estética. Ensinamos técnicas de execução da força no treino que podem ser levadas para o dia a dia de cada pessoa. Tornamos o corpo da pessoa mais equilibrado.

WOD News: Quais os benefícios desse treinamento a curto e a longo prazo?
Ricardo Mitsu: Melhoria na qualidade de vida, na estética e na disposição, equilibrando o corpo a curto e longo prazo.

WOD News: No caso da perda de peso, qual é a frequência de treino necessária?
Ricardo Mitsu: Para quem tem esse objetivo, é necessário treinar pelo menos duas vezes semanais, acompanhando sempre uma alimentação adequada.

WOD News: O treinamento strong funcional substitui a musculação?
Ricardo Mitsu: Sim. Treinamos força e suas respectivas evoluções com todos os grupos musculares.

WOD News: O treino strong funcional consegue gerar hipertrofia?
Ricardo Mitsu: Sim. Se o objetivo for esse, o direcionamento do treino fará com que o (a) aluno (a) alcance a hipertrofia.