DivulgaçãoFoto: Divulgação

Fabiola da Silva sobre o crossfit: 'me apaixonei e me dedico 110%'

Atualizado em 16 de junho de 2017
Mais em Notícias

Imagine ser oito vezes campeã do principal campeonato do seu esporte no mundo, ser considerada uma lenda e, aos 34 anos, começar praticamente do zero em uma modalidade nova. Esse é o caso de Fabiola da Silva. Ex-patinadora profissional e multicampeã, a atleta encontrou no crossfit uma nova paixão e diz que a prática é viciante.

Em entrevista exclusiva para o WOD News, Fabiola da Silva contou como conheceu o crossfit, sua adaptação aos treinos, sua alimentação e deu dicas para os novos atletas. Competidora desde os 17 anos, também não teve dúvida ao afirmar que o crossfit exige muito mais do seu condicionamento físico. Confira abaixo a entrevista.

 

 

WOD NEWS: Como muitos atletas, você migrou de outros esportes para o crossfit. Como e quando você conheceu a modalidade?
Fabiola da Silva: Eu pratico crossfit há mais ou menos três anos. Conheci a modalidade nos EUA por meio de uma amiga. Na época, fazia muito de vez em quando, porque era rata de musculação. Sempre treinei musculação, desde os meus 17 anos. Depois vim para o Brasil em busca de algo novo, pois estava enjoada dos treinos de musculação. Procurei um box na Zona Norte de São Paulo, a Probalance, e foi onde tudo começou. Me apaixonei pela modalidade e estou firme e forte até hoje.

WOD News: Quem conhece o crossfit costuma dizer: ou você ama, ou você odeia. É realmente uma prática viciante?
Fabiola da Silva: Eu amo! Logo no início, na minha primeira semana de treino, fiquei com o corpo inteiro dolorido, por ser uma modalidade diferente da que eu estava acostumada, e que estimula outros músculos, de outras maneiras. Mesmo já estando bem condicionada por causa da musculação, minha reação foi a mesma reação de alguém sem condicionamento.

Eu viciei mesmo, por ser um esporte explosivo de alta intensidade. Sempre gostei de treinos intensos, pesados, diferenciados e encontrei tudo isso no crossfit. Meu condicionamento físico melhorou 110%. O crossfit abrange um pouco de tudo, condicionamento físico, ginástica, força . Claro que, como todo esporte, depende de muita dedicação e treinos diários.

WOD News: Quem acompanha sua carreira de atleta sabe do sucesso que você teve no patins in-line. Agora como atleta de crossfit, você pretende seguir competindo em alto nível?
Fabiola da Silva: Eu sempre quero me superar em tudo o que me proponho a fazer. Ainda tenho uma caminhada longa no crossfit , tenho muito o que aperfeiçoar. O crossfit exige muita técnica, por isso tenho que ser perseverante e paciente para evoluir dia a dia, respeitando meus limites.

Funciona exatamente como nos patins. Às vezes, leva meses para aprender e aperfeiçoar o movimento de uma nova manobra. Persistência, repetitividade, constância, determinação, foco, treino, paciência e amor ao esporte são a chave para alcançarmos os nossos objetivos.

WOD News: Em 2016 você conquistou seu primeiro título no crossfit. Como é voltar a ser campeã aos 37 anos de idade?
Fabiola da Silva: Fiquei muito feliz, porque nunca fiz tanto esforço físico na vida e senti na pele o que é o crossfit. Estive o tempo todo no limite, me superando a cada WOD. Foi muito sofrido, mas isso me impulsionava a querer chegar à final.

Sou apaixonada por treinamento e vida saudável, e devo tudo o que sou hoje ao esporte. Fiquei radiante de felicidade com aquela vitória, pois para mim era um esporte novo, cheio de sensações novas. E tudo isso só prova para mim que eu posso alcançar tudo o que quiser.

WOD News: Hoje o que toma mais o seu tempo: patins ou crossfit?
Fabiola da Silva: Hoje eu pratico crossfit seis vezes por semana e patins nos finais de semana. Me apaixonei pelo crossfit e me dedico 110%. Aos 37 anos, tenho uma vida bem corrida. Além de ser atleta, tenho muitas responsabilidades que não tinha há alguns anos. Participo de eventos e clínicas de patins, faço apresentações tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Os patins são a minha vida, quero motivar essa geração nova que vem aí, pois eles são o futuro do esporte. Por onde eu passar, quero conscientizar as pessoas do quanto o esporte proporciona saúde e bem estar. Eu prego o que vivo diariamente.

WOD News: O que mudou em sua rotina de treinos e alimentação com a mudança de esporte? O crossfit exige mais do corpo do que o patins exigia de você?
Fabiola da Silva: Aprendi o quanto uma alimentação balanceada é fundamental para um ótimo rendimento e principalmente para a minha saúde. Eu fiz uma reeducação alimentar há anos com acompanhamento de profissionais. Desde então aprendi a comer da maneira correta. Não chamo mais isso de dieta e sim um estilo de vida que eu amo. Tanto gosto desta vida saudável que abri junto com dois amigos minha própria empresa de Marmita Saudável, a Eat2liveCs1. Como sempre preparei sozinha minhas marmitas, decidi proporcionar isso também para outras pessoas. Sei o quanto é difícil ter tempo para preparar nossa alimentação e seguir uma dieta, com uma rotina tão corrida.
O crossfit exige mais do meu corpo do que os patins, mesmo. É um esporte de alta intensidade, explosão e força. O patins exige de uma forma diferente, não é tão intenso fisicamente e a preparação e a técnica são diferentes. Mas um esporte complementa o outro e o crossfit me deixou super condicionada para andar de patins.

WOD News: Hoje você tem o crossfit como uma profissão como tinha o patins, ou ainda é só uma maneira de uma multicampeã manter o condicionamento físico e uma vida competitiva?
Fabiola da Silva: O crossfit não é uma profissão, para mim. Gostaria de poder viver do esporte e me dedicar apenas aos treinos para evoluir nessa modalidade, mas para isso um atleta precisa de toda uma estrutura e patrocinadores. Hoje eu pratico Crossfit por amor. Trabalho com a Eat2livecs1, as presentações de patins, e me esforço muito para conciliar tudo. E vou continuar focada no treinamento, me superando a cada dia, pois tenho a certeza de que isso trará bons frutos no futuro.

WOD News: O que você indica para a galera que está começando agora no crossfit vindo de outros esportes?
Fabiola da Silva: Como em todo esporte, você precisa respeitar os seus limites. Ouça o seu treinador, tenha paciência e dedicação. E principalmente, divirta-se fazendo o que mais ama, os resultados virão como uma consequência do seu amor e da sua perseverança.