Fernando Reis: a estrela do LPO brasileiro no Rio

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

O paulista Fernando Reis, 26 anos, é a principal estrela do Brasil no levantamento de peso da Olimpíada e estará em ação na próxima terça-feira. Desde os 10 anos em contato com o esporte, ele é o recordista da categoria acima de 105 kg dos Jogos Pan-Americanos.

Fernando compete desde 2010, quando conquistou o 4º lugar no Campeonato Pan-Americano. Nos Jogos Olímpicos em Londres, ficou em 12º lugar. No total, tem 7 medalhas de ouro e 1 de prata em 14 campeonatos que participou, incluindo o ouro no Pan de Toronto, em 2015. Na oportunidade, fez uma marca de 427 kg (no total combinado entre arranque e arremesso).

No Rio, ele busca a primeira medalha olímpica pessoal e também da modalidade para o Brasil.

Na última edição dos Jogos, em Londres, Fernando levou um susto. A faixa que envolvia um dos joelhos se soltou e ele sofreu uma lesão durante a prova de arremesso.

Em abril deste ano, com a Olimpíada em casa batendo à porta, novo susto: em um levantamento durante evento teste para os Jogos, sentiu um estalo forte no cotovelo, mas se recuperou em poucos dias.

 

 

Pesando 154 kg, o atleta conseguiu trocar gordura por músculos nos últimos 6 meses com acompanhamento médico e nutricional. Tem feito uma média de sete refeições diárias, com intervalos de duas a três horas entre elas. O atleta ingere uma média de 11 mil calorias por dia.

Fernando Reais elogiou o corte dos atletas russos pegos no antidoping e diz ter realizado 17 testes somente neste ano. Com o corte dos russos, inclusive, a chance de pódio aumenta, o que deixa o atleta brasileiro mais confiante.

Fernando também tem perfil empreendedor. Dono de um centro de treinamento (CT F. Reis) na zona sul de São Paulo, é lá que ele treina e promove cursos de levantamento de peso ministrados por professores estrangeiros e brasileiros. Geralmente o curso tem a duração de 3 dias e custa em torno de R$ 1.800,00.