Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O Netflix já conta em seu cardápio com o documentário “Fittest on Earth”, sobre o CrossFit Games 2015 (clique aqui para ver).
Num primeiro olhar, o crossfit pode até parecer uma modalidade como as demais praticadas em academias e centros de treinamento. Mas, quando olhamos de perto, percebemos que a modalidade é uma filosofia de vida formadora de heróis da superação e auto controle. E é isso que a produção mostra aos telespectadores.
Para praticar o crossfit, é importante gostar de desafios, de realizar várias atividades no mesmo treino e principalmente dominar seu corpo. Afinal, é preciso se convencer e saber lidar com a pressão e o esforço que é exigido do atleta. Também é um campo aberto para qualquer amador ou fã, que treine o suficiente, se tornar um competidor – o que geralmente acontece. Nesta modalidade, o desempenho (na maioria das vezes) é medido por tempo ou repetições alcançados na conclusão de um ciclo.
Uma vez por ano, os adeptos do crossfit podem provar seu valor. O Games consiste em provas que testam força, velocidade, equilíbrio e estratégia de cada competidor. Para vencê-lo, é preciso comprometimento, disciplina, foco e disposição. Os inscritos não sabem quais provas englobando WODs (treinos) e movimentos do crossfit irão enfrentar. Os organizadores divulgam alguns exercícios próximos ao evento, mas eles mantêm elementos surpresa para os quatro dias mais épicos da vida de cada participante.
Na edição de 2015, por exemplo, foram provas de natação, carregamento de sacos de areia, levantamento de peso, subida em cordas, corridas por morros e arquibancadas, bicicletas, remos e escaladas em dias seguidos. Os piores WODs (“workout of the day”, ou “exercícios do dia”) são ‘Murph’ (dedicado a um soldado americano que morreu em combate) e ‘DT’ sempre estão presentes do CF Games.
Em meio a um estádio de futebol, os espectadores sofrem e vibram a cada etapa concluída. Tudo sob o sol escaldante da Califórnia. E em meio a corpos esculpidos (que mais parecem ciborgues), bolhas, cãibras, lesões e a exaustão física e emocional, o casal vencedor é eleito.
Talvez alguns se perguntem: por que alguém se submeteria voluntariamente a tal sacrifício? A maioria dos atletas de crossfit, ao responderem essa pergunta, citam quatro conceitos em seu discurso: a sensação de ter realizado impossível algo na vida, a superação, ser um intocável e trazer orgulho para a família e amigos.
Nem todos conseguem completar os circuitos e apenas um é eleito o melhor. Mas, nessa hora de frustração e dificuldade de aceitar a perda após tanta preparação, é que o competidor mostra sua força interna e sua paixão pelo esporte, levanta a cabeça e continua treinando rumo a sua meta. A maioria deles traz para vida o que aprendem no box onde treinam e se tornam pessoas calmas, bem humoradas e que conduzem a vida com leveza. O crossfit é um caminho não só para um corpo forte e resistente – mas também para uma mente e um espírito disciplinados.
Confira o trailer:
Compartilhar link