Tia-Clair é campeã do CrossFit Games 2017; Fraser é bi no masculino

Atualizado em 06 de agosto de 2017

ACABOU! O CrossFit Games 2017 chegou ao fim e seus vencedores foram definidos. Indiscutível, Mat Fraser levou a medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo. Em uma batalha histórica, Tia-Clair Toomey levou vantagem sobre a compatriota Kara Webb e levou o título.

Mat Fraser agora é o segundo homem a conquistar o ouro por mais de uma vez. Além dele, Rich Froning venceu por quatro anos seguidos. Tia-Clair conquista seu primeiro campeonato em três participações depois de dois vice-campeonatos consecutivos.

De 1300 pontos possíveis, Mat Fraser conquistou 1132 para ser o campeão do CrossFit Games 2017. A australiana Tia-Clair Toomey chegou à prova final com apenas 6 pontos de vantagem sobre Kara Webb, que terminou a última prova apenas 19 centésimos à frente, mas não fui suficiente para ultrapassar Toomey, que acabou com 994 pontos contra 992 de Webb.

 

 

Fim de semana dos sonhos para Tia-Clair

O CrossFit Games 2017 começou com dois candidatos a favoritos: no masculino Mat Fraser, e no feminino Katrin Davidsdottir. Campeões da edição 2016, ambos pareciam estar em um degrau acima aos demais competidores. Na categoria feminina porém, outras quatro mulheres surgiam como possíveis ameaças para Katrin.

Tia-Clair Toomey era uma delas e, depois de dois vices em duas participações, estava disposta – e muito preparada – para estar no lugar mais alto do pódio. Dos quatro dias de competição, a australiana liderou três. A única que conseguiu desbancar foi Sara Sigmundsdottir, que não conseguiu segurar a posição.

Discreta em relação à outras atletas como Katrin, Sara e Brooke Wells, Tia-Clair venceu a primeira prova da competição (corrida e natação) e mostrou que seu histórico como levantadora de peso olímpico era um diferencial (foi segunda na prova de carga máxima de Snatch e primeira na ladeira de Clean).

Sua vantagem só crescia até o terceiro dia. Até o terceiro. No domingo, quarto e decisivo dia, Tia-Clair finalizou a prova penúltima prova na 14ª colocação. Kara Webb, então segunda colocada, foi 4ª. Naquela altura, a diferença entre ambas era de 6 pontos.

Tia-Clair foi para o última prova sabendo que precisava terminar à frente de Kara para ser campeã do CrossFit Games 2017. Em uma batalha épica, ambas fizeram boa prova até chegarem no Kettlebell Lunge. Tia-Clair levou um “no rep” em seu último passo e, lado a lado com a compatriota, correu para finalizar a prova.

No fim, Dave Castro chamou ambas ao centro da arena e anunciou para os fãs ansiosos que, após três anos de muita luta, Tia-Clair era a nova campeã do CrossFit Games.

Tudo é fácil para Mat Fraser?

Se não tudo, quase tudo. Em 2016, Mat Fraser foi campeão do CrossFit Games pela primeira vez em sua carreira mas com a maior pontuação da história. Nesse ano, o agora bicampeão superou sua própria marca.

O americano venceu quatro de 10 provas. Seu pior resultado foi um 20ª lugar na prova surpresa da sexta-feira, a quarta naquele dia. Com exceção dessa, Fraser esteve entre os sete melhores atletas em todas as outras nove provas, comprovando ser o homem de melhor condicionamento físico do mundo.

Com 1132 pontos – mais de 200 à frente do vice-campeão Brent Fikowski -, ficou com a medalha de ouro do CrossFit Games 2017 e quebrou seu próprio recorde. No ano passado, o campeão alcançou a marca de 1096 pontos, “apenas” 197 a mais que o segundo colocado Ben Smith.