2 dicas (valiosas) para ir bem nas provas

Atualizado em 18 de abril de 2016

Como você já sabe, a corrida de obstáculos tem um ritmo intenso do começo ao fim. O corpo e o metabolismo do corredor são exigidos de várias formas, para ultrapassar os diferentes tipos de barreiras. Em um momento, é preciso mais força e resistência, para carregar um tronco nas costas, em outro, mais agilidade e concentração, para correr entre pneus.Mais à frente, e em outra fase, coordenação, para rastejar embaixo de arames farpados.

Além disso, não basta, apenas, completar a prova, é preciso concluir o percurso, com todos os seus desafios, no menor tempo possível, o que o torna ainda mais desgastante.

Diante dessas exigências, listamos duas dicas fundamentais para você (ou sua equipe) ter um bom desempenho na competição e finalizar o desafio mais rápido e com força total.

leia-mais-cinza
ícone-textoCOMO DEVE SER O AQUECIMENTO PRÉ-PROVA?
ícone-textoPARA ENCARAR O “KING KONG” NA BRAVUS RACE

Defina a estratégia com antecedência
Uma vez que, normalmente, os corredores têm acesso prévio ao percurso das provas e aos obstáculos que serão impostos, é possível identificar as características das barreiras e dividir a equipe nas passagens, de acordo com as habilidades individuais dos integrantes. Assim, aqueles que têm mais facilidade para superar determinado desafio devem ficar em posições decisivas para enfrentá-lo, ajudando a melhorar o tempo do grupo.

Guarde mais (não toda) energia para o fim
Isso é regra! A segunda metade da prova deve ser feita com intensidade superior à primeira. No entanto, lembre-se de que a ideia é fazer o menor tempo possível, logo não será muito eficiente manter um ritmo muito leve no começo, se isso comprometer o resultado geral. Portanto, seja ágil no início e dê o máximo de si no final, para conseguir manter uma estratégia predominantemente competitiva.

(Fonte: Joaquim Ferrari, diretor e professor da assessoria esportiva Joaquim Ferrari – RJ)