Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quem se dedica aos treinos para corrida de obstáculos sente na pele o quão puxado é esta modalidade. Você precisa fortalecer o corpo todo para estar preparado para superar as barreiras que encontra no meio do caminho. É preciso correr, se pendurar, puxar pesos, se arrastar na lama, mergulhar na água fria entre outros diversos desafios.
Para que você se dê bem na prova, no entanto, fortalecer o abdômen é imprescindível, visto que ele dá força para superar os obstáculos e ainda ajuda a evitar lesões. E para isso você não precisa, apenas, fazer o circuito básico de abdominais, tão comuns nas academias. Existem outros exercícios, que não têm o foco nessa parte do corpo, mas que são tão bons quanto o famoso abdômen.
Para saber quais são eles basta pensar que o abdômen deve ser usado para estabilizar a coluna durante o movimento. Pronto, a sua barriga já estará sendo exercitada. Como há aparelhos ou exercícios que demandam um extraordinário trabalho de estabilização da coluna, o abdômen acaba tendo trabalho dobrado.
Elencamos cinco exercícios que, além de exercitarem os músculos para os quais foram criados, requerem bastante da região, contribuindo para que eles fiquem fortalecidos. Isso ainda é uma boa estratégia para a corrida de obstáculos por fazer com que você trabalhe outras regiões do corpo durante os movimentos.
1. Smith
Essa é uma máquina muito completa para treinar pernas e braços. Um exercício que não é específico para abdômen, mas que trabalha muito a musculatura da região. Isso porque o agachamento no Smith é um exercício específico para quadríceps e glúteo, porém exige a estabilização da região do core (abdômen, intercostais e lombar) trabalhando o fortalecimento do abdômen.
2. TRX
O acessório para a prática de exercícios funcionais permite que você faça uma gama imensa de exercícios. Com ele, a estabilização do core também é muito exigida, fortalecendo toda a região abdominal.
3. Crossover
A máquina serve para trabalhar diversas musculaturas de membros superiores e inferiores. Nela, se pode fortalecer a musculatura do abdômen na execução de um exercício chamado Crucifixo no Cross, que mantém a região do tronco estabilizada, com a contração da barriga.
4. Graviton
Nessa máquina você também pode executar vários exercícios, para diferentes segmentos do corpo. Um, específico para costas, é a Barra Fixa no Graviton, movimento que não isola o abdômen, porém, exige muito da contração abdominal.
5. Pullover Máquina
O aparelho é focado em exercícios das regiões peitoral e costas. Mas, devido a força que você tem de fazer para manter a postura ereta, acaba contraindo bastante a região abdominal.
[nggallery id=75]
(Fonte: Damaris Dias, professora da Smart Fit Academias)
Compartilhar link