Se odiar for um termo muito forte, duvidamos que você ame fazer burpee. Criado em 1939 por Royal H. Burpee, o exercício está no topo da lista dos menos queridos entre os praticantes de crossfit. Porém, seus benefícios são muitos: coordenação corporal, força nos membros, condicionamento físico e cardiorrespiratório, entre outros.
O que torna o movimento tão singular e exigente? De acordo com o livro de Royal H. Burpee, é a mudança rápida da posição vertical para a posição horizontal. Na posição horizontal, a capacidade do coração de bombear o sangue para os músculos é mais eficaz.
Na prática, então, todos que praticam crossfit sabem o quanto o exercício pode comprometer todo um workout. Seja pelo número alto de repetições ou pela quantidade de rounds, combinar Burpee com outros movimentos é desafiador para tanto para o atleta iniciante, quando para o mais experiente.
A quarta prova do Open de 2011 contava com 60 repetições do exercício, ainda com variação (facing bar). O workout começa com 60 Burpees saltando a barra. Em seguida, 30 Overhead Squats e 10 Muscle Ups. O objetivo é realizar o maior número de repetições ou rounds possíveis dentro de 10 minutos.
Um ano depois, o Burpee foi o exercício único da primeira prova do Open. O objetivo do WOD em 2012 era realizar o maior número de repetições dentro de um time cap (tempo máximo) de 7 minutos. Os melhores resultados superavam as 120 repetições, algo em torno de um movimento a cada 3,5 segundos. Quer tentar?
Open de 2014 apresentou o exercício em sua última prova, combinado com o Thruster, outro exercício de grande exigência corporal e cardiorrespiratória. Com uma carga de 43 kg na barra, os atletas devem realizar 21-18-15-12-9-6-3 repetições de Thruster e Bar Facing Burpee (saltando a barra). O resultado é o tempo final.
Um benchmark semelhante ao Open 14.5, Jeremy é um workout também realizado no menor tempo possível. O atleta deve realizar 21-15-9 repetições de Overhead Squats com 43 kg e Burpees.
O benchmark Hope é feito por EMOM (uma tarefa dentro de cada minuto) e conta com cinco exercícios. No primeiro minuto, máximo de burpees. No segundo minuto, máximo de Power Snatch. No terceiro, Box Jump. No quarto, Thruster. No quinto, Chest to Bar (peito na barra). No sexto minuto o atleta descansa para então começar mais um round, num total de três. O resultado é o número total de repetições.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…