Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Se já é normal ter dificuldades para dormir na véspera de um compromisso importante ou novo, imagine se ele for uma corrida de obstáculos? Esse tipo de prova já traz um nervosismo e ansiedade característicos, que podem aumentar (ainda mais) a sua expectativa e comprometer, além do descanso, o seu desempenho na prova.
Por isso, você vai precisar ter disciplina, autocontrole e tomar algumas atitudes parar garantir sua meta. Tente apostar nas dicas a seguir e durma (bem!) na véspera da corrida de obstáculos.
Horas de sono
Muitas pessoas têm como regrar ir dormir mais cedo do que o de costume, no dia anterior à prova, com a ideia de acordar com mais disposição. Mas, acredite isso não é um consenso. O ato de ir para a cama sem sono — ou se forçar a dormir — pode gerar, em alguns, o aumento da ansiedade, agindo contra o objetivo inicial, que é o de garantir o bom repouso. Por isso, o ideal, como em outros procedimentos pré-prova, é não mudar o horário de se recolher.
DESAFIE O MONTE BRAVUS – PARTE I
“Remédio” para dormir
Algumas substâncias relaxantes, como a melatonina, podem facilitar o sono, e assim, proporcionar uma noite mais revitalizante antes da corrida de obstáculos. Mas, como já foi dito, não é recomendável fazer nenhuma mudança na rotina no dia anterior à competição, inclusive no uso de substâncias químicas (medicação), pois podem ocorrer reações adversas.
Cafeína
Se você não tem o hábito de consumir cafeína e outros estimulantes à base dela, como o mate, realmente, é melhor não fazer isso no dia anterior à corrida de obstáculos, principalmente, à noite. Esses ingredientes tendem a ser mais tolerados à medida que você os usa. Ou seja, se você bebe pouco ou nunca bebe café, provavelmente vai sentir seus efeitos com uma simples dose.
Plano de metas mental
Antes de se deitar, tenha em mente, com clareza, o que vai realizar no dia seguinte, no caso a sua estratégia de prova (individual ou com a sua equipe). E mentalize que vai alcançar seus objetivos. É recomendável repassar a prova mentalmente, fazendo uma “encenação” do que vai fazer ponto a ponto.
Despertador
Tente manter o relógio ou celular, caso você os utilize para acordar, longe o bastante para que você tenha que sair da cama para desligá-lo. Outra estratégia é programar o despertador para dois horários próximos. Mas não vale deixar configurado na soneca.
(Fonte: Joaquim Ferrari, diretor e professor da assessoria esportiva Joaquim Ferrari – RJ)
Compartilhar link