Corrida de obstáculos: esteja com o corpo preparado

Atualizado em 18 de abril de 2016

Diferente das corridas de rua, onde o percurso é plano ou tem a variação de inclinação com subidas, descidas e curvas, quando o corredor consegue atingir e manter um estado metabólico por algum tempo durante a prova, na corrida de obstáculos seu corpo é exigido das mais variadas formas. Nesse tipo de atividade cada barreira exige do seu metabolismo algo diferente, o que faz com que ele seja quebrado várias vezes durante o percurso.

Por conta disso, é importante que você esteja com a potência aeróbia em dia. Mas como se preparar para esse alto nível de exigência? Com treinos longos, de ritmo ou intervalados, os quais fazem com que o seu corpo se acostume com a máxima exigência e com os diferentes tipos de estímulos.

Durante os treinos longos você recruta o mesmo tipo de fibras durante todo o percurso. Isso, na corrida de obstáculos, é importante para que você tenha consistência e fôlego para conseguir manter o bom rendimento durante todo tempo. Já os treinos de ritmo e os intervalados exigem que seu corpo tenha picos de esforços, seguidos de períodos de descanso ativo, exatamente o que acontece quando você precisa ultrapassar uma barreira. Daí a importância desses tipos de treinamentos.

leia-mais-cinza
ícone-texto  EQUIPE: COMO TREINAR PARA A CORRIDA DE OBSTÁCULOS
ícone-texto  COMO SE ALONGAR PARA A CORRIDA DE OBSTÁCULOS
ícone-texto  EXERCÍCIOS PARA FECHAR (BEM) A PROVA

A força também é importante
Para que você esteja bem preparado para esse tipo de prova é importante, também, dar atenção especial ao trabalho de força e potência anaeróbia. São esses treinos que farão com que você suporte as exigências mais pesadas da competição.

Musculação, aulas de circuito, Crossfit e aulas de Hit são apenas alguns exemplos que podem ajudar bastante o corredor que quer completar bem o percurso. Realize, ainda, alguns treinos com obstáculos para simular as dificuldades que você terá pela frente. Assim o seu corpo (e você) poderão sentir todo o perrengue que deverá ser enfrentado.

(Fonte: Rogério Orban, educador físico da Bodytech Iguatemi – São Paulo)