Corrida de obstáculos: treino para ganhar resistência

Atualizado em 18 de abril de 2016

Conseguir cruzar a linha de chegada em uma corrida de obstáculos não é nada fácil. Você precisa superar barreiras bastante desafiadoras e que fazem com que você recrute partes do seu corpo que você nem lembrava que existiam.

Para que a tarefa seja um pouco mais fácil, é preciso que você faça um treinamento voltado justamente para esse tipo de prova. E exercícios usando o colete da academia podem ser seus aliados, já que esse tipo de treino otimiza o uso das fibras musculares, além de ajudar na prevenção de lesões, pois a corrida de obstáculos exerce um trabalho muito pesado sobre os joelhos e a parte postural.

O treino específico para quem quer se aprimorar nesse tipo de corrida é dividido em dois períodos: o de resistência e o de potência, duas características muito requisitadas durante o percurso. Por isso, listamos três exercícios que não podem faltar nos seu treino quando o assunto é resistência. Isso porque o colete feito com neoprene tem carga de 5 kg, o que faz com que você trabalhe de forma diferenciada sua força, agilidade, equilíbrio e condição cardiorrespiratória.

leia-mais-cinza
ícone-texto  TREINO NA ESCADA PARA O MEIA TONELADA VERTICAL
ícone-texto  COMO RENDER MAIS NA CORRIDA DE OBSTÁCULOS
ícone-texto  CORRIDA DE OBSTÁCULOS: COMO COMEÇAR

1. Agachamento com colete
Com os pés separados na largura dos ombros, faça o movimento de sentar e levantar até que seus joelhos atinjam um ângulo de 90°. Faça duas séries de 15 a 20 movimentos.

2. Subida no step com colete
Suba e desça do step alternando as pernas. A força sempre vai ficar na perna que está sob o step. Faça duas séries com 20 movimentos.

3. Movimentos laterais no bozu
Suba e descer no bozu com movimentos laterais o mais rápido que puder. A força deve estar na perna que está em cima do bozu. Realize duas séries de 20 movimentos.

icone-foto

[nggallery id=76]

(Fonte: Rodrigo Fernandes, preparador físico da Proaction Sports)