O 1.000 volts pode parecer uma barreira assustadora dentro da corrida de obstáculos. Afinal de contas, ninguém gosta de levar choques. Mas se você fizer treinos de velocidade focados nesse obstáculo da Bravus Race, certamente não terá dificuldades para transpor a barreira.
Para superar esse desafio da corrida de obstáculos, onde você tem de atravessar 12 metros de fios desencapados o mais rápido que conseguir para se livrar dos choque, incluir nos treinos uma série de exercícios para trabalhar a força explosiva — o que melhora a velocidade — é fundamental.
Separamos quatro exercícios, dois para a academia e outros dois que podem ser feitos na rua ou em parques, para que você esteja bem preparado para os 1.000 volts e se dê bem na corrida de obstáculos.
Treino na academia
Agachamento com saltos: com os pés paralelos e posicionados na largura dos ombros, desça até que as coxas fiquem em um ângulo de 90⁰. Depois, pule o mais alto que conseguir. Realize os saltos com explosão e minimize o tempo de contato dos pés com o chão. Realize três séries de oito saltos.
Salto em profundidade: sobre o step, mantenha os pés paralelos e na largura dos ombros. O objetivo é saltar no chão e já emendar outro salto sobre a caixa. Para não sobrecarregar tendões e ligamentos, amorteça o impacto da aterrissagem flexionando os joelhos. Execute o exercício em três séries de oito saltos em superfícies planas e rígidas para evitar lesões.
Treino na rua ou em parques
Saltos com parada: em uma superfície plana e rígida, mantenha os pés paralelos na largura dos ombros. Flexione os joelhos e salte projetando o corpo para o alto e para frente. Aterrisse com uma leve flexão das pernas e sempre com a parte dianteira dos pés, sem apoiar o calcanhar no chão. Faça quatro séries de seis saltos.
Saltos com uma perna: o movimento é semelhante ao anterior, mas exige maior equilíbrio, pois é realizado com uma perna de cada vez. Faça três séries de seis saltos para o alto e para frente com a perna direita e depois mais seis com a esquerda. Aterrisse com a parte dianteira do pé e sem encostar o calcanhar no chão.
(Fonte: Marcus Vinicius Teixeira, treinador da assessoria Run&Fun)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…