Corrida de obstáculos: vença o Quebra Nozes

Atualizado em 18 de abril de 2016

O Quebra Nozes pode parecer uma barreira fácil de transpor, mas durante uma corrida de obstáculos como a Bravus Race, depois de passar por barreiras pesadas como o King Kong, o Sibéria e o Por um fio, manter o equilíbrio não é tarefa simples, pode acreditar.

Para superar esse desafio, você precisa atravessar uma piscina por cima de uma tora de madeira fininha, que, além de tudo, fica escorregadia por conta da lama e da água que os outros competidores deixam por lá. Por isso, tome cuidado, pois suas pernas, cansadas e bambas, podem fazê-lo cair.

leia-mais-cinza
ícone-texto  CORRIDA DE OBSTÁCULOS: SUPERE O BRUTUS
ícone-texto  CORRIDA DE OBSTÁCULOS: 5 BARREIRAS (CASCAS-GROSSAS)
ícone-texto  COMO SE RECUPERAR DE UMA CORRIDA DE OBSTÁCULOS

Para vencer o Quebra Nozes, o equilíbrio é fundamental. Além disso, a contração do abdômen e o foco em um ponto fixo são pontos, visto que eles melhoram a concentração e o equilíbrio. Então, treine para se manter centrado com exercícios funcionais de equilíbrio, que certamente farão a diferença durante a corrida de obstáculos. Ao incluí-los no treino, você ativa a concentração durante a atividade física, já que eles são elaborados para causar o desequilíbrio premeditado, e os músculos profundos são obrigados a reagir rapidamente e de uma só vez. Com o tempo, você ganha equilíbrio.

O grau de dificuldade dos exercícios deve evoluir de acordo com a sua adaptação. No início, faça os movimentos com os dois pés no chão. Com o ganho de rendimento, diminua o número de superfícies de contato e troque os objetos fixos pelos instáveis, como o mini-colchão de EVA e o balance disk, que podem ser adicionados ao exercício quando o seu equilíbrio estiver mais centrado.

(Fontes: Rafael Rocamora, treinador e preparador físico, e Luciane Macias, praticante de Crossfit)