Todo atleta avançado no crossfit precisou evoluir antes de realizar alguns movimentos complexos como muscle up, overhead squat ou HSPU. Por isso, separamos alguns exercícios para iniciantes dominarem (clique sobre o nome do movimento para ver vídeos demonstrativos) no crossfit:
- AIR SQUAT
O exercício básico de agachamento é essencial para compreender a postura correta de todo o corpo antes de partir para front squats, back squats ou overhead squats com carga elevada.
- PULL UP
Exercício realizado na barra, é o primeiro passo antes dos mais avançados como chest to bar (peito na barra) e bar muscle up. Exige muita força no braço e nos ombros, mas para isso existem algumas adaptações como o uso de elástico. O pull up pode ser feito na forma strict (na força), kipping (com balanço do corpo) e butterfly (movimento contínuo).
- PUSH UP
A flexão de braço também é um exercício de força que pode auxiliar em diversos outros movimentos como burpee, pull up e bench press (popularmente conhecido como supino). O push up também auxilia no fortalecimento de braços, ombros e da musculatura peitoral.
- DEADLIFT
Também conhecido como “terra”, é um dos exercícios básicos do levantamento de peso. Um dos grandes benefícios é o fortalecimento do core, principalmente das regiões lombar e abdominal, muito exigidas em outros movimentos do crossfit.
- PRESS
O exercício consiste em levar a barra dos ombros para cima da cabeça com a extensão dos braços. Basicamente, o exercício é primordial para realizar outros como push press, thruster e todas as variações de jerk.
- WALL BALL
Além de ser um exercício excelente para a melhora do condicionamento físico e da resistência cardiorrespiratória, o wall ball exige de grande parte da musculatura do corpo (pernas, braços e tronco), colaborando para o fortalecimento das regiões.
- KETTLEBELL SWING
O movimento resume perfeitamente o que é o crossfit. Uma mistura de força e condicionamento físico que exige o movimento de todo o corpo do atleta, aumentando a capacidade física e cardiorrespiratória.
- BURPEE
Você pode não gostar, mas o grande benefício do burpee está no aumento da resistência cardiorrespiratória devido à rápida velocidade e à grande quantidade de vezes em que o atleta se move da posição horizontal para a vertical.