Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O que você costuma fazer para melhorar a sua performance no crossfit? A modalidade que mescla treinamento funcional com ginástica e levantamento de peso exige que um atleta trabalhe diversas capacidades e valências não só do corpo, como também da mente.
Mais do que força, mobilidade e capacidade física, o bom rendimento em treinamentos e campeonatos depende de quatro aspectos essenciais, que, se trabalhados em equilíbrio, ajudam na melhora da performance no crossfit.
Como todo esporte, tanto para treinamentos como para competir no crossfit é preciso estar preparado mental e psicologicamente. É preciso foco, concentração e autoconfiança para superar os próprios limites e se manter em um bom nível competitivo.
O psicólogo esportivo Tiago Duarte ressalta a importância do aspecto mental, mas ele mesmo ressalta que não há milagre psicológico se o físico não estiver em dia. “Se um atleta de crossfit tiver que realizar um movimento de LPO com carga alta pela primeira vez, ele pode acreditar e repetir diversas vezes em sua cabeça “eu vou conseguir”, mas se não estiver bem preparado, a chance de atingir essa meta só com essa afirmação é muito pequena”.
Para evitar lesões indesejadas e ter uma consistência maior dos movimentos, uma das principais valências a serem trabalhadas no crossfit é a técnica. Saber realizar um exercício da maneira correta é essencial para não prejudicar a parte física, além de auxiliar em exercícios que exigem mais mobilidade ou cargas altas.
Duarte também explica como a psicologia influencia na parte tática, já que é preciso concentração e dedicação para se planejar para treinamentos e competições. “Se eu tenho uma competição daqui a um mês eu preciso treinar X dias, descansar Y dias, preciso me alimentar bem, já que o crossfit exige estratégias para serem trabalhadas antes, durante e depois dos WODs”.
Compartilhar link