Supere o “Muro das Lamentações”

Atualizado em 18 de abril de 2016

Se você já participou ou vai participar da Bravus Race, com certeza, deve conhecer (ou ouviu falar) do “Muro das Lamentações”, uma parede em madeira, com 3 metros de altura, que deve ser escalada e, depois, atravessada com um grande salto. Para transpor esse obstáculo, os principais músculos solicitados são o quadríceps (músculo da parte anterior da coxa), abdômen e o trapézio, que devem estar bem fortalecidos para dar o impulso na subida e sustentar o impacto na aterrissagem. Logo, é preciso trabalhá-los, com foco nos movimentos executados no desafio.

Para ter ajudar nessa preparação, mostramos três exercícios de treinamento funcional, para ganhar força, potência, estabilidade e flexibilidade. Eles podem ser realizados em qualquer lugar, pois utilizam equipamentos e acessórios simples, como faixas elásticas e o kettlebel. Siga o passo a passo e encare essa barreira da corrida de obstáculos mais desafiadora do Brasil, a Bravus Race.

leia-mais-cinza
ícone-textoPARA ENCARA O “KING KONG” NA BRAVUS RACE
ícone-textoCOMO DEVE SER O AQUECIMENTO PRÉ-PROVA
ícone-texto2 DICAS (VALIOSAS) PARA IR BEM NAS PROVAS

Corrida estacionária com tração
Com o elástico de tração preso a uma estrutura fixa e encaixado na cintura, eleve os joelhos para frente (tencionando o elástico) e para cima, projetando os tornozelos na mesma direção, e movimente os braços de forma alternada, simulando uma corrida no lugar. Mantenha a coluna neutra. Execute o movimento de 1 para 1 ou 1 para 2 de descanso, ou seja, se fizer o exercício durante 20 minutos, descanse , no mínimo, 20, e, no máximo, 40 minutos.
Benefícios: fortalecimento da musculatura da perna, do core e dos membros superiores de forma integrada.

Swing
Segurando, com as duas mãos, o kettlebel entre as pernas abertas e paralelas, eleve-o com os braços estendidos, passando a altura da cabeça e balançando o tronco e o quadril para impulsionar o equipamento para cima e para traz. Não utilize o braço para produzir força e mantenha o foco visual na linha vertical. Faça de 12 a 15 repetições ou durante 20 a 40 segundos, com a carga ideal para essas séries.
Benefícios: ganho de força e de flexibilidade para a cadeia posterior e força e estabilidade para o abdômen e o core.

Salto Unipodal Suspenso
Com um dos pés presos ao elástico de suspensão na altura dos joelhos, fazendo um ângulo de 90 com a perna, tome impulso e salte com os calcanhares e a ponta do pé, e retorne com a pisada inversa (ponta do pé – calcanhares), movimentando os braços de maneira coordenada com os membros inferiores. Mantenha as curvaturas naturais da coluna, contraia o abdômen e faça força de baixo para cima. Faça séries de 6,8 ou 15 repetições e imprima velocidade ao movimento.
Benefícios: ganho de potência, força e hipertrofia para os membros inferiores, e equilíbrio para o core.

 

icone-foto

[nggallery id=49]

Assista ao treino completo:

icone-video

A Bravus Race acontece entre abril e dezembro em seis cidades brasileiras. As provas: São Paulo – 26 de Abril (Speed), Junho (Arena), Agosto (Monster) e Novembro (Speed) Rio de Janeiro – 31 de Maio (Speed), Dezembro (Speed) Belo Horizonte – 27 de Setembro (Speed) Brasília- Junho (Speed) Salvador- Julho (Speed) Curitiba- Setembro (Speed)