Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Conhecido como “fitness racing”, o Hyrox foi criado em 2017 na Alemanha, conhecido por ser uma competição fitness que combina corrida e exercícios funcionais. Ao todo, são 8 km de corrida, intercalados com 8 estações de exercícios funcionais. Além disso, é uma metodologia de treinamento com suas especificações, regras e também com um evento próprio: “Hyrox: Fitness Racing”, sendo o estímulo necessário para novas adesões ao programa. Quando começou a ganhar espaço nas redes sociais, muito se foi falado nos boxs de CrossFit sobre a metodologia. Contudo, é necessário entender à fundo a ideia, para aproveitar os máximo os benefícios que o programa traz.
Ao compararmos o CrossFit com o Hyrox, é possível notar concordâncias e discordâncias entre os esportes. A periodização do primeiro visa treinos para turmas regulares, já o segundo apresenta em seu programa uma base de treinamento desportivo de Leev P. Matveev e Tudor Bompa. Base, pace, accelerate, prime e race são os nomes usados para caracterizar cada fase do treinamento – coisa que, no CrossFit, só acontece no ambiente competitivo, quando a própria marca fala somente de periodização no curso para competidores.
Quando falamos de semelhança, ambos se preocupam com o condicionamento físico geral e inclusivo, além de variações de exercícios. Apesar de apresentar uma prevalência no endurance cardiovascular, a prática não é focada apenas nisso. Os treinos de força e resistência também estão englobados no programa, visando idades e níveis distintos. Com uma programação bem estruturada, ambos podem ser utilizados de forma conjunto.
Já com relação ao mercado brasileiro, a maior parte dos praticantes não gostam de corrida – o que foge do Hyrox, pois sua base são 8 km de corrida. Isso não quer dizer que todo treinamento terá corrida, mas é um ponto negativo pela aceitação de alunos para migrarem ao outro esporte. Uma das adaptações é o uso de ergômetros com variação, ski erg, bike erg, remo, air bike e air runner. No entanto, isso tem um custo alto e talvez não chegue a grande massa de pessoas.
Compartilhar link