Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
No próximo dia 21 é comemorado o dia mundial da meditação, uma prática milenar que vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo devido aos benefícios que traz para a saúde mental. O monge Satyanatha, que já ajudou milhares de pessoas a meditar preparou cinco dicas para quem quer adotar a prática.
Comece sabendo que a meditação é um processo natural. Assim como qualquer pessoa pode se alongar, todo mundo pode e deve meditar. Assim, é importante seguir orientações.
E por quanto tempo?
A meditação deve começar curta para que possa ser encaixada na sua rotina: três minutos, cinco minutos. Conforme você perceber o quanto a meditação tem impactado positivamente sua vida, naturalmente você vai querer aumentar o tempo para a prática. Então, por quanto tempo? Pouco. O tempo que se encaixa no seu dia, mas considere isso como um presente para você e repita.
Preparar o ambiente para o exercício é apenas criar um local protegido – um espaço em que você possa fechar a porta, entrar em relativo silêncio e mergulhar em si mesmo. Procure um cantinho da sua casa relativamente calmo, onde você possa se sentar por 10 minutos, sem ser interrompido. Aí, é só colocar seu fone de ouvido e deixar fluir na meditação guiada. Se você já é experiente, deixe-se levar naquele momento que é só seu.
Não há momento certo ou errado, no entanto, a meditação pode ser uma aliada especial para começar o dia. Portanto, a dica é praticar antes de trabalhar ou de ir para a escola. Assim como o banho limpa a pele, a meditação limpa a mente. Se tomamos um banho para estarmos na nossa melhor versão para encontrar um amigo ou para ir para uma reunião, a gente medita para estar no melhor estado para começar a trabalhar ou estudar.
Meditação não tem idade! Da criança ao idoso, todo mundo pode aprender e sentir os benefícios dessa prática.
Meditar pode ter vários objetivos. Todos nos levam ao autoconhecimento, a uma vida mais ponderada, de pensamentos mais claros, mas existem meditações para aumentar a eficiência e performance no trabalho, a potência no esporte, a inteligência numa prova ou aumentar o relaxamento e nos levar a dormir. Se a opção escolhida é uma das muitas que são de relaxamento e aprofundamento, está ótimo se você acabar dormindo. É claro que se você escolher uma dedicada à alta performance e dormir, talvez você não tenha optado pela meditação que, na verdade, o seu corpo queria. Porém, não tem problema dormir. Há muitas meditações que se você terminar dormindo isso foi o triunfo! O sono se torna uma continuação gostosa da meditação.
Compartilhar link