Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para muitos corredores, a rotina da academia não é nada agradável. Levantar peso, malhar nos aparelhos não é a praia de vários desses atletas. Porém, todos sabem a importância de fortalecer os músculos para uma corrida melhor. Há cerca de dez anos no Brasil, o crossfit pode ser a opção ideal.
“O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral, que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica para qualquer tipo de pessoa”, conta o treinador e sócio da CrossFit Pampulha, em Belo Horizonte (MG), Helder Tomagnini. A modalidade “melhora a resistência cardiorrespiratória, muscular, aumenta a força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão”, disse.
Os treinos são dinâmicos e não seguem uma ordem, como nas academias. No mesmo dia, você pode subir em uma corda, se pendurar em argolas, remar, fazer flexões, pedalar, praticar Kettlebell, entre outros tipos de treinamento.
“São exercícios que mexem com várias articulações, exigem da capacidade motora”, explica o treinador. “O principal exercício dessa fase é mover grandes cargas de peso por longas distâncias em um curto período de tempo.”
“No crossfit, cada dia se faz um treino diferente, para que o praticante fuja da rotina e para deixar sempre o corpo em adaptação, pronto para qualquer desafio”, conta.
“Mudanças ocasionadas no corpo por meio da atividade física estão relacionadas a fatores hormonais ou neurológicos e quando treinamos intensamente, conseguimos uma adaptação neuroendócrina muito positiva.”
Tomagnini fala sobre a diferença entre o crossfit e o treinamento em uma academia. “Não há uma ficha de exercícios pré-estabelecidos, fazendo com que o corpo esteja sempre gerando adaptação a novos estímulos.”
De acordo com o treinador, todos os exercícios praticados na modalidade podem ser benéficos aos corredores. Não há limite de vezes que o crossfit possa ser praticado por semana. “Depende muito da rotina de treinos do corredor, mas varia entre duas e três vezes semanalmente.”
“É importante ressaltar que o crossfit não é mais uma ‘modinha’. A modalidade é fundamentada com base em esportes olímpicos, como o remo, atletismo, ginástica artística e levantamento de peso.” O especialista também sugere que os interessados pelo treinamento procurem academias com treinadores certificados e capazes de ministrar aulas com segurança.
Compartilhar link