Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A prática de atividades físicas gera diversos benefícios para a saúde do corpo humano se realizada de maneira adequada em conjunto com seus objetivos, entretanto. As vantagens citadas vêm sendo cada vez mais almejadas pelas pessoas, o que é traduzido em um momento positivo para o mercado. Segundo dados levantados pela Tecnofit, o mercado fitness viu o crescimento de 25% na abertura de novos estabelecimentos destinados à prática de atividades físicas e um aumento de mais de 60% nos negócios com a modalidade de pilates no último ano.
Entretanto, por maior que esteja a procura, diversos acontecimentos podem elevar o receio e até mesmo distanciar alunos que buscam manter uma rotina de treinos. Gestantes, por exemplo, costumam redobrar os cuidados com o corpo, o que pode afastá-las das atividades físicas. Além disso, há também os diversos sintomas que geram indisposição, porém, a realização de atividades durante a gestação é uma das principais recomendações quando o assunto é a saúde física das mães.
Como cada caso e objetivo requer a prática específica de uma atividade ou um exercício, durante a gestação não é diferente. Uma das atividades mais benéficas para as gestantes é o pilates, porém, as particularidades devem ser levadas em conta pelas mães e instrutores que irão aplicar as aulas.
Segundo Maria Carolina, sócia fundadora da rede Leve Pilates, as gestantes representam um grupo que requer atenção especial, com foco em alongamentos cuidadosos e estímulos de fortalecimento adequados. “Durante a gestação, as mulheres produzem um hormônio chamado relaxina, cuja quantidade aumenta ao longo do período gestacional, resultando em articulações mais frouxas que demandam cuidados específicos”, comenta a especialista.
Dentre as particularidades nas aulas de pilates para gestantes, prioriza-se o fortalecimento da parte média das costas e dos braços, uma vez que a gestante irá carregar um bebê e terá aumento nas mamas. Além disso, o fortalecimento da região pélvica é enfatizado para facilitar a recuperação pós-parto, também é dada uma atenção para o fortalecimento da lombar devido às mudanças no eixo corporal provocadas pelo crescimento da barriga.
É fundamental fortalecer o corpo para adaptar-se a essas transformações físicas e o pilates desempenha um papel significativo tanto nesse fortalecimento como na promoção de uma recuperação mais eficaz após o parto”, comenta Maria.
Compartilhar link