A escolha do tênis ideal

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Corrida de Rua

Olá, pessoal

Lesão nos pés é um tema bastante polêmico e que, sendo muito sincero, não tenho tanto conhecimento cientifico para provar tudo que vou dizer abaixo. Por isso, vou dar meu parecer de quem estuda, observa e colabora com a saúde e o bom desempenho de muitos atletas. Digo isso porque o tema não é simples, muitos fatores agem sobre a estrutura física de uma pessoa e a sua mecânica de corrida.

Vira e mexe vem um aluno ou colega das redes sociais me perguntar sobre tênis, o melhor modelo para ele, tecnologia e tudo mais. Bom, minha primeira ação é analisar seu peso, tipo de pisada, tempo de uso do equipamento e se é adequado as necessidades e objetivos.

Tudo parece perfeito e faço a indicação que me parece mais adequada, sempre baseado em meus conhecimentos anatômicos, fisiológicos e biomecânicos, posso dizer que acerto bastante (mas erro algumas vezes).

Existem muitos estudiosos que defendem a estrutura do tênis pensando na mecânica da corrida, outros na forma de desenvolvimento da pisada e outros provam que isso tudo não existe e que todos os corredores devem utilizar tênis neutros.

E o caso das palmilhas então?? Alguns doutores produzem e vendem palmilhas por vários motivos e outros criticam piamente a utilização deste acessório. O que eu digo? Acredito em todos!!!

Depois de mais de 20 anos acompanhando atletas aprendi que não existem “certo e errado”, pois já vi muita gente melhorando com palmilha, vários outros sem o acessório, muitos com tênis em um formato e outros em outro.

Um caminho que para mim ficou bem claro é que você deve tentar acertar sempre se baseando em estabilidade, conforto com performance, respeitando as características fisiológicas e a sua história esportiva. E, se puder colocar um pouco de especificidade, melhor ainda!!

Então veja aí o que eu observo para escolher um tênis:

• Escolha uma marca de sua confiança e que prima pela durabilidade, afinal de contas, você não quer jogar seu tênis fora e continuar pagando por ele, não é?

• Se você estiver “pesadinho”, escolha o tênis que tenha máxima proteção (maior amortecimento), seja confortável e estável no seu pé. Parece besteira, mas este perfil de tênis evita muitas torções em nossas belas e bem tratadas ruas.

• Os tênis de “drop baixo” (sem muito amortecimento) devem ser escolhidos somente para treinos ou provas curtas e, de preferência, quando você já tiver magrinho e com uma boa experiência esportiva.
• Se você estiver com o peso adequado, pode direcionar sua escolha a um tênis de proteção média, pois eles podem ser utilizados em treinos e provas de uma forma bem versátil.

• Escolha o tamanho de tênis um pouco mais largo que o seu pé (tênis com um pouco de folga), já vi muita gente perdendo as unhas dos dedos por usar tênis justos.

• Se você estiver na dúvida sobre o seu tipo de pisada, procure um tênis neutro, a chance de você ter alguma dor nos pés é bem menor.

Se você estiver sentindo dores nos pés mesmo depois de observar tudo o que coloquei acima, leve em consideração que o problema pode não ser do tênis e sim da sua mecânica de corrida, que pode estar sobrecarregando alguma área dos membros inferiores e gerando a dor.

A escolha do melhor tênis, o conforto dos pés durante a corrida e a sensação de uma boa performance passam sempre por uma história de adaptação e experiência, que faz parte de seu momento com o esporte. Porém, sua atenção em alguns detalhes é muito importante para a preservação de sua saúde e a longevidade de seu esporte!

Grande abraço e bons treinos!!!