Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nos últimos anos, há um aumento muito grande na participação do brasileiro em provas de 21 km. Sou da época que para se colocar 300 pessoas no Parque Ibirapuera, em uma corrida de 6 km, já era bem sofrido… Imagino que, para a organização, observar a participação de 6 a 10 mil pessoas em provas de meia-maratona seja, realmente, gratificante.
O que me preocupa (um pouco) é o despreparo de muitos, quando participam dessas provas. Analisar o bate-papo de corredores nas redes sociais me assusta (muito!), pois informação ruim, mesmo que bem intencionada, leva muitos novos participantes a uma grande frustração e até às lesões.
Vamos pensar nos assuntos mais comentados quando o corredor de 5 km e 10 km resolve fazer 21 km:
Tenho que aumentar muito meu volume de treino? Quanto devo correr na semana? Cada caso é um caso. O importante é que você planeje com antecedência a realização de sua meia-maratona e evolua lentamente no seu volume de treino, para que duas semanas antes do evento você esteja treinando de 8 km a 12 km durante os treinos da semana e, entre 17 km e 18 km, no longo de final de semana.
É melhor parar de fazer tiros? Não vou perder velocidade? O trabalho de velocidade pode ser realizado enquanto se treina para os 21 km. É até recomendado, desde que seja realizado de forma equilibrada e planejada. O excesso de tiros, buscando um melhor ritmo na prova, pode levar às lesões.
Realizar os 21 km sem o acompanhamento de um profissional é possível, desde que a prova seja planejada com antecedência e o objetivo o de terminar com tranquilidade e segurança, sem pensar em tempo. Seguir algumas dicas básicas, como as mencionadas acima, e ter a preocupação constante com uma boa hidratação e possível suplementação são os caminhos para uma ótima diversão esportiva.
Bons treinos e até a próxima!!!
Compartilhar link