Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Vamos falar de foco, um dos principais temas da atualidade e um dos mais importantes recursos que você tem dentro da sua “cachola”. Na minha jornada como treinador mental esportivo tive a oportunidade de trabalhar com mais de 300 atletas e a maioria deles precisa de auxílio para saber como lidar com o foco.
Se você é o tipo de pessoa que se diz meio focado, um pouco focado e até mesmo não tão focado, entenda só existem duas opções: você está ou não focado. O meio termo é inexistente e não se preocupe, pois focar é apenas um hábito que deve ser trabalhado com determinação. Hoje possuímos diversas métricas e ferramentas comprovadas cientificamente que podem te auxiliar a mantê-lo.
Antes, você deve entender que perder o foco é algo natural do ser humano, e para isso devemos analisar o processo evolutivo da raça. Esse déficit em manter o foco remonta o período paleolítico quando os antepassados do homem eram essencialmente nômades caçadores-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos e estavam completamente vulneráveis aos seus predadores.
Manter o foco somente em se alimentar ou em qualquer outra atividade diária, colocaria em risco a vida, pois algum predador poderia estar à espera. Assim, constantemente nossos antepassados tiravam o foco da atividade para se precaver de um possível ataque. Já não somos mais presas e hoje já sabemos que onde focamos, expandimos. Nossas atividades se tornaram tão específicas e a concorrência é tão imensa, que aquele que possui o poder de manter o foco por mais tempo se destaca dos demais e obtém melhores resultados.
Muitos atletas que eu converso acreditam que focar é você dizer sim para onde se quer chegar, mas na realidade focar é você saber dizer não para dezenas, milhares de boas ideias que vão surgir durante a rotina para prejudicar os seus comportamentos prósperos ou desvirtuar suas ações. Ou seja, se você quer melhorar seu foco, aprenda a dizer não.
Quando você está focado em uma alimentação saudável e seus amigos te chamam duas vezes por semana para um rodízio de pizza (boa ideia), você deve dizer não para esta maravilhosa oportunidade de cair nas pizzas e deverá achar recursos para não cair na tentação.
Uma visão próspera de futuro: você deve ter uma meta clara, específica, com o máximo de detalhes e com uma data para ser concluída. Lembre-se de que quem não tem meta não tem nada. A meta deve estar escrita, pois se você guardar dentro dá “cachola” provavelmente esquecerá em alguns momentos e irá se sabotar.
Aprenda a dizer não, liste tudo que tira seu foco e busque recursos para te auxiliar a negar, e sempre que for dizer esta pequena e grande palavra dê um sorriso.
Liste quais comportamentos e ações devem ser tomados diariamente para estar mais próximo da meta, desenvolvendo um plano de ação. Lembre-se de subir pelo menos um degrau por dia rumo ao objetivo.
Entenda que para manter comportamentos prósperos e chegar a atingir uma meta será de extrema importância um planejamento eficaz. Busque ferramentas e métricas que te auxiliem a se planejar.
Compartilhar link