ShutterstockFoto: Shutterstock

5 fatores que influenciam seu desempenho no crossfit

Atualizado em 28 de julho de 2017

Sabe aquela canseira que às vezes bate e dá arrepio só de olhar para a barra? Ou aquele músculo que parece estar sempre ali, que a bolinha parece uma sessão de tortura? E aquela região do corpo que sempre reclama, vem WOD, vai WOD? Ou aquele gás que desaparece logo no aquecimento ou no primeiro round de um WOD? Quem sabe até uma dor de cabeça ou uma tontura mais persistentes?

Bom, então está na hora de ter um pouco mais de consciência e analisar alguns fatores básicos – e importantes – para seu desempenho no crossfit e para sua saúde. Todos esses fatores precisam ser revistos depois de um certo tempo e reajustados para que continuem colaborando para o seu bem-estar.

 

 

NUTRIÇÃO

Esse é aquele assunto que todo mundo já leu, já ouviu, mas praticar mesmo, leva tempo. Você bebe água suficiente para se manter hidratado? Sabe o que é melhor para comer antes e depois do treino? A forma como os nutrientes estão sendo distribuídos ao longo do seu dia estão coerentes com suas necessidades? Não sabe nada disso? Corre já para um nutricionista do esporte.

DESCANSO

Para que todo aquele esforço do treino renda resultados, é essencial que o corpo tenha tempo de se “renovar”. O ideal dos mundos é que pudéssemos dormir 8 horas por noite, em média. Claro que isso pode variar de pessoa para pessoa, de dia para dia. O importante é que você entenda quantas horas de descanso você precisa no seu dia e quantos dias off você precisa tirar na semana para se manter sempre com a energia renovada.

Isso pode variar de acordo com o que você está vivendo na sua vida – estresse no trabalho, relacionamento, mudanças. No entanto, é essencial que você entenda o quanto de descanso o seu corpo precisa e como ele te comunica quando está na hora de pisar no freio (fica para outro texto).

Uma outra coisa que talvez passe desapercebida é a qualidade do seu sono. Quão bem e quão profundamente você está dormindo nestas suas noites, bela adormecida?

MENTAL

Tenha vida fora do crossfit. Fora do trabalho. Fora do bar. Ou melhor, tenha vida no crossfit, no trabalho, no happy hour, com a família, com os amigos. Só tendo muitas fontes de alegria e prazer você se manterá nos eixos quando alguma outra coisa está fora do lugar – e do nosso controle.

TERAPIAS CORPORAIS

Entenda aqui as diversas ciências que estudam o corpo humano e essa rede que ele é. Fisioterapia, quiropraxia, acupuntura, medicina, mobilidade, alongamento. Todas essas áreas vão poder tratar e prevenir lesões.

CONSCIÊNCIA CORPORAL

O coach sempre explica a sequência básica dos movimentos. Dá até pra lembrar algumas de cabeça. Mas ouvir e fazer são mundos opostos. Eu demorei dois anos para descobrir como ativar minha escápula, que sempre doía e tinha nódulos gigantes.

Até hoje ativar meu core requer concentração em alguns movimentos. Ao longo da prática do crossfit, eu vou descobrindo músculos que existiam no meu corpo, mas que eu nunca me dei conta.

Há outras atividades físicas, como o Pilates e o RPG, que podem adiantar esse processo. Então, o quanto antes você conseguir entender como ativar e relaxar as devidas áreas do seu corpo – um profissional da saúde pode te indicar mais particularmente – mais seu treino vai render, mais grupos musculares serão trabalhados, mais rápido você se recupera e cada vez menor será o risco de se machucar ou sentir aquela dor irritante.

Ou seja, muito trabalho pela frente.

Bons treinos!