Shutterstock
Foto: Shutterstock

A alimentação ideal para o atleta lesionado

Atualizado em 09 de abril de 2019
Mais em Corrida de Rua

Machucou? Seja uma lesão muscular, articular ou óssea, a recomendação médica é ficar sem correr ou sem praticar seu esporte favorito? Saiba que você pode e precisa utilizar a nutrição a seu favor.

Existem duas tendências de comportamento que só vão atrapalhar. A primeira: o atleta que fica ansioso, come sem regras e engorda – e pior, normalmente, com alimentos de baixo valor nutricional e alta caloria. A segunda: sem treinar o atleta fica com medo de ganhar peso, reduz radicalmente a ingestão energética deixando de consumir nutrientes importantes para sua recuperação.

Nos dois casos acima o atleta terá uma ingestão nutricional de baixa qualidade o que vai aumentar o tempo de recuperação e retardar a volta aos treinos.

O comportamento ideal diante do quadro de lesão é, se possível, fazer alguma atividade alternativa para tentar manter o gasto energético e o condicionamento e cuidar muito da alimentação! Cuidar como?

Dicas de alimentação para atletas lesionados

Faça um consumo adequado de líquidos

A hidratação é fundamental no processo de recuperação

Aumente o consumo de substâncias antioxidantes

Vitaminas e minerais com ação antioxidante vão ajudar a minimizar a ação dos radicais livres e a se recuperar mais rápido da lesão. Invista no consumo de frutas cítricas, alho, cebola, amêndoas, uvas, amora, mirtilo, açaí, chá verde, canela e gengibre.

Invista nos anti-inflamatórios naturais

Aposte em azeite extra virgem,  cúrcuma (açafrão), alimentos ricos em ômega 3 (linhaça,  truta, sardinha e salmão), abacate (por conter gorduras mono e poli-insaturadas, fitoesteróis, ácido alfa-linolênico) e vegetais ricos em sulforano, que diminuem a inflamação (rúcula, couve, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e agrião).

Reduza (não precisa eliminar) os alimentos inflamatórios

Açúcar (inclusive aquele adicionado a alimentos inocentes), álcool, glúten, carne vermelha (principalmente a gordurosa), frituras e alimentos muito processados e com gordura trans atrapalham o processo de recuperação.

Consuma proteína

Para compensar a degradação muscular típica em processos de lesão, é recomendável garantir um consumo proteico adequado. Deve-se tentar consumir 1,5 a 2g de proteína/kg de peso distribuídas entre 4 a 6 refeições ao longo do dia.

Aproveite os alimentos ricos em proteína: carnes (carne vermelha magra, peixe, aves), ovos, queijo, iogurte. Se necessário, seu nutricionista poderá lhe indicar um suplemento proteico.

Não elimine o carboidrato da sua vida

Você pode reduzir, mas não eliminar. De preferência, procure consumir alimentos que além de carboidratos forneçam outros nutrientes. Exemplo? Tubérculos, grãos, aveia e cereais integrais, frutas.

Evite jejuns prolongado

A falta de energia e nutrientes em determinados períodos do dia vai atrapalhar sua recuperação.

Descanse

O sono e o descanso são fundamentais na saúde de um atleta!