A corrida é para todos?

Adriano Cunha
Atualizado em 03 de janeiro de 2017
Mais em Corrida de Rua

São muito conhecidos os inúmeros benefícios que a corrida proporciona para o praticante. Seguem alguns:

– Disposição (ULM 2009)
– Concentração (UFSC 2005)
– Qualidade do sono (Stanford 2011)
– Prevenção de doenças (UFSC 2002)
– Melhora auto-estima (Bonn 2012)

Realmente é maravilhoso pensar que com poucos exemplos o praticante pode obter benefícios com tamanhas magnitudes.

Porém, nem tudo são flores. Afinal, a corrida gera impactos consideravelmente altos, podendo chegar a até 5 vezes o peso do praticante. Essa variação está relacionada a vários fatores, dentre eles a técnica.

 

 

Considerando que 92% dos praticantes de corrida se lesionam em algum momento de sua vida (Lopes, A. 2014), ficam as perguntas:

– A corrida faz bem?
– A corrida é para todos?

A resposta é positiva, mas desde que a preocupação com a saúde esteja em primeiro lugar. Antes de pensar em correr mais quilômetros ou mais rápido, o importante é preparar o corpo para evitar lesões e ter o bem-estar como maior resultado.

Adriano Cunha

Adriano Cunha

Fundador do Grupo Upper Life (www.grupoupperlife.com), formou-se em Educação Física e atuou como personal trainer e em cargos de liderança por oiyo anos no Instituto Levitas. Além disso, trabalhou e estudou em projetos na USP, InCor e Unifesp, palestrou em centros universitários como FMU, Unianchieta e USCS , e conheceu a área da Educação Física em quatro continentes. Escolhido em 2017 pelo Governo da Catalunha para mapear o mercado brasileiro de corrida no Brasil.

Ver mais