A Maratona de Nova York, que será realizada no próximo dia 1 de novembro, é considerada uma das maiores e mais importantes provas do mundo nessa distância. Com mais de 50 mil corredores e a incrível marca de 10 mil voluntários, que farão o atendimento dos atletas na feira de esportes e durante toda a prova, é a prova que melhor trabalha qualidade, satisfação e retorno financeiro de um evento à cidade anfitriã.
A participação de brasileiros na Maratona de NY já foi melhor… infelizmente, o aumento do dólar e a insegurança de nossa economia afugentaram os nossos corredores de uma prova que tinha uma média de 800 participantes do país todos os anos.
A inscrição para NY é uma das mais concorridas do mundo e o corredor encontra três formas para tentar a sua participação:
1. Recorrer a um sorteio com inscrição pelo site da prova (mais barato, porém mais difícil de conseguir);
2. Comprar seu pacote diretamente por uma das agências de viajem “parceira” da prova (a inscrição é mais cara e muitas agências obrigam o comprador a fechar também a parte aérea ou terrestre);
3. Fazer uma doação a uma instituição de caridade “parceira” da prova e levar sua inscrição de prêmio (também mais caro, mas dependendo da situação vale a pena).
Tudo na Maratona de NY é gigantesco e a cidade se prepara com muita antecedência para receber os participantes, que chegam do mundo inteiro e movimentam em muito a economia da cidade (imagine que mais de 50 mil participantes normalmente não vão sozinhos), como hotéis (nesta época o percentual de utilização dos hotéis em NY chega a 95%), restaurantes, shows, etc.
É muito comum, na semana que antecede a maratona, ver nos vidros e portas dos restaurantes placas com os dizeres “Desconto para maratonistas”, além das ruas cheias de corredores desviando dos carros em direção ao Central Park para a famosa corridinha pré-maratona.
Nas ruas, placas nos postes de luz dizem “Rota da Maratona” e eu fico na dúvida se essa informação serve somente para dar um friozinho na barriga de quem vai correr ou é para informar à população que o transito estará fechado na região.
A feira da prova é gigantesca e as lojas de materiais esportivos fazem muitas promoções, que chegam a oferecer almoço de graça aos que pegarem o cupom de desconto e visitarem suas dependências. É uma boa estratégia para fazer a pessoa comprar um tênis novo ou jaqueta de frio para se proteger durante a estadia. O norte-americano “respira” consumo e a Maratona de NY é um ótimo motivo para te fazer voltar com a mala cheia.
A experiência cultural também é muito interessante, pois vemos pessoas do mundo inteiro, línguas conhecidas e as do tipo “sopa de letrinhas”.
Durante as semanas que antecedem a Maratona de NY, irei escrever sobre todos os ângulos que formam essa grande prova e porque ela é uma das mais desejadas do mundo.
Um grande abraço e até a próxima!!!
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…