Experts

A modulação intestinal no exercício físico intenso

Consumo de alimentos ricos em amido resistente e fibras, como biomassa de banana verde e frutas, legumes e verduras, ajuda a evitar lesões no trato gastrointestinal
Claro: o exercício físico é ótimo para a saúde em diversos aspectos. Mas não podemos nos esquecer de que exercícios de alta intensidade, como o crossfit, podem causar lesões em algumas estruturas do nosso organismo – como o trato gastrointestinal.
A etiologia dos sintomas gastrintestinais durante o exercício é multifatorial e inclui a redução do fluxo sanguíneo intestinal, a liberação de hormônios gastrintestinais, o estresse mecânico sobre o TGI (impacto durante o exercício), desidratação, fatores psicológicos, idade, sexo, dieta e nível de treinamento.
A mucosa do TGI age como uma barreira entre os meios externo e interno, evitando a penetração de compostos antigênicos, carcinogênicos e tóxicos. No caso de redução de fluxo sanguíneo intestinal, a permeabilidade intestinal pode ser aumentada, permitindo a passagem desses compostos. A passagem de compostos agressivos disparam uma resposta imune local danificando ainda mais o epitélio intestinal.
Essa sequência de eventos contribui para potencializar o aumento da permeabilidade intestinal e da resposta inflamatória, ocasionando o desenvolvimento de sintomas gastrintestinais.
Assim, diarreia, obstipação, cólicas intestinais e inflamações sistêmicas musculares e articulares podem estar relacionadas não só com a lesão nesses tecidos, mas também com os gatilhos inflamatórios gerados pelo intestino.
Sendo assim, o nutricionista deve promover uma modulação intestinal a fim de prevenir esses eventos. Como estratégia de modulação intestinal, o nutricionista pode indicar o consumo de alimentos ricos em amido resistente e fibras, como biomassa de banana verde e frutas, legumes e verduras. O uso de suplementos também é bastante comum nestes casos, sendo assim, indicado o uso de probióticos e glutamina.

Thais Barca

Nutricionista pela Universidade Mackenzie e proprietária da Clinutri Nutrição Clínica e Esportiva, na Penha (SP). Pós-graduada em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela USP e pós-graduanda em Fitoterapia Funcional pela VP Consultoria. Apaixonada por exercícios desde os 4 anos, quando praticava natação e ballet. Desde então, passou por musculação, corrida, circo, muay thai, jiu-jitsu, pilates e crossfit. Há 2 anos apaixonada pelo crossfit!

Share
Published by
Thais Barca
Tags: crossfit

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago