Ufaaaa, finalmente estamos voltando, mesmo que ainda de forma limitada, a fazer aquilo que mais amamos. A corrida nos últimos tempos me fez ter um outro olhar sobre o corpo e a real necessidade de uma vida de equilíbrio para alcançar nossos objetivos traçados.
Disciplina é o nome né? Sim, disciplina em saber o que devemos realizar, ou na verdade passar por diversos processos para simplesmente calçar um par de tênis e correr pelas ruas e parques de nossas cidades.
Mas, André, do que você está falando? Bom vou direto ao ponto sem mais delongas. Quem aqui já sentiu dor na sola dos pés em algum momento da vida? Seja na corrida ou por qualquer outro motivo?
Já ouviram falar em fascite plantar? Imagino que sim. Mas já vem aqui uma primeira alteração que é até engraçado abordar! Quando falamos em alterações na fáscia plantar, o nome certo é fasciopatia, pois o termo abrange de forma mais correta as alterações encontradas, tanto em relação a sua tensão como em relação a sua função.
A fáscia plantar faz parte de um excelente mecanismo do corpo humano chamado de mecanismo propulsor. Com ele, podemos correr de forma mais eficaz através da impulsão que a sola do pé nos proporciona, feito uma mola.
Porém, alterações como a falta de força nos músculos dos pés podem levar a sobrecarga e, consequentemente, a dor, o que pode piorar com a corrida.
E, claro, se não tratado corretamente levar a alterações que limitem a prática do esporte.
Então como preparar meus músculos do pé para correr sem dores? Fortalecendo esses músculos com os exercícios abaixo.
Coloque a faixa elástica (pode ser feito sem também) ao redor dos joelhos. Retire uma das pernas do chão, deixando o joelho bem dobrado, (como na imagem abaixo).
Faça uma leve flexão do joelho com a perna que está apoiada, enquanto realiza uma leve pressão no chão com os dedos do pé. Sustente a posição até acabar o tempo sugerido. Faça 3 séries de 40 segundos para cada perna.
Na posição de agachamento (nesse caso pode ser feito na parede também), realize o exercício de ficar na ponta de um dos pés e voltar à posição inicial, enquanto o outro pé se mantém apoiado no chão. Faça 3 séries de 15 repetições pra cada lado.
Com a faixa elástica no dorso dos pés, retire um dos pés do chão e faça movimentos simulando o passo durante a corrida com essa perna – do lado que que fica apoiado, a perna deve permanecer com o joelho semiflexionado e os dedos do pé realizando pressão sobre o chão. Faça 3 séries de 15 repetições pra cada lado.
Como gosto de dizer, a prevenção é a alma do negócio! Eu costumo realizar essa série cerca de 3 vezes na semana e vou dizer: me sinto muito bem ao correr pequenas, médias e longas distâncias.
Lembrem, MOVIMENTO é vida, vamos nos mexer!!!
Bom retorno aos treinos para todos
Até Mais
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…