O objetivo deste texto é responder algumas perguntas referentes ao alongamento e aquecimento para a prática da atividade física: como deve ser feito o alongamento? Como deve ser feito o aquecimento? Quando e com qual intensidade?
Antes de iniciar a discussão desse tema polêmico, é necessário conhecer a diferença entre os termos flexibilidade, alongamento e aquecimento.
A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos nas articulações com apropriada amplitude de movimento; já o alongamento é o ato mecânico que favorece a melhora da flexibilidade, induzindo a distensibilidade do tecido biológico.
Ela é desenvolvida para que se façam movimentos mais amplos sem danos ao tecido biológico e reabilitar estruturas lesadas ou atrofiadas.
Dessa forma, o ganho de flexibilidade pode ser associado à possível prevenção de lesões, apesar de não haver uma relação clara e direta entre eles.
O aquecimento aparece em destaque, pois acaba sendo um facilitador do alongamento.
Isso porque a musculatura esquelética responde melhor à extensibilidade sob temperaturas mais elevadas.
É importante ressaltar que alongar-se pré e pós-atividade tem o objetivo de gerar condições ótimas para o início da contração e quebra da rigidez muscular, mesmo não havendo relação clara e direta com a redução do risco de lesões ou otimização de resultados.
A sugestão é iniciar os treinos com um breve aquecimento, em torno de 5 a 10-15 minutos em baixa, ou leve progressão de intensidade e logo na sequência, alongamentos dinâmicos e balísticos.
Ao final do treino, uma breve “esticada” estática é aconselhado. Promove-se um leve relaxamento muscular, sensação de bem-estar ao praticante, que partirá para seu trabalho, tarefas do dia ou para sua noite de sono.
Já para ganho de flexibilidade é interessante escolher outros períodos, uma vez que o “estresse” excessivo (alongar-se de forma intensa) com a musculatura em fadiga não é aconselhado, muito menos iniciar uma atividade com a musculatura “frouxa”.
Bons treinos a todos!
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…