Atualmente no Brasil, contamos com inúmeras opções de provas de corrida de montanha, o que confirma que essa modalidade tem crescido em número de participantes e iniciantes. É possível encontrar circuitos de corrida de montanha de 5 km a mais de 200 km, as chamadas ultramaratonas.
Muitas pessoas me perguntam quando comecei a correr na montanha, como comecei e acham surpreendente que eu tenha corrido 50 km, em apenas 5 meses de treinamento nessa modalidade.
O que pode parecer pouco tempo, na verdade, não é. Corro desde os 16 anos. São 17 anos correndo. Fiz minha primeira maratona com 20 anos. E já perdi a conta de quantas maratonas e meias fiz correndo na rua. Provas de Endurance sempre foram meu forte. Mesmo sem experiência em provas de aventura, fiz um simulado de 27h, em apenas 3 meses, quando tinha comprado uma bike MTB.
O que vejo, hoje, é uma grande quantidade de pessoas buscando as ultramaratonas como um desafio pessoal, sem uma preparação física adequada. E isso pode ser muito perigoso.
Treinos extremamente longos e sem qualquer orientação, má suplementação e alimentação, rivais da boa saúde e da performance esportiva.
Portanto, para quem está começando e tem vontade de se desafiar em longas distâncias em provas de montanha, vá fundo! Mas antes, algumas dicas:
1. Procure um treinador com experiência em treinamento de Endurance (resistência, longa distância) em montanhas. Pergunte para amigos, use a rede social para conhecer as assessorias e treinadores. Um treinador especializado em Endurance apenas, não conseguirá ajudar muito em técnica de corrida em montanhas e vice-versa.
2. Encontre um amigo com os mesmos objetivos de corrida e que tenha ritmo parecido com o seu. Para quem está iniciando, treinar com um amigo, além de ser mais divertido, serve como estímulo e troca maior de experiências.
3. Realize um treino específico em trilhas pelo menos uma vez por semana. Assim, estará em contato com o ambiente que encontrará nas provas de montanha. Aproveite para treinar técnica nesse terreno.
4. Fortaleça! Siga rigorosamente os treinos de musculação. Eles devem ser periodizados com seu treino de corrida e estar de acordo com o calendário das suas provas-alvo do ano.
5. Trace metas progressivas! Ter em mente quais são as provas de montanha que deseja realizar no ano, te dará ânimo para manter a regularidade nos treinos e servirá de indicador da evolução da sua performance.
6. Invista em equipamentos e treine com eles em montanhas. Fundamental investir em mochilas de hidratação, tênis específico para trilha, relógio GPS e meia de compressão para proteger a pele de espinhos e insetos. Realize os treinos em montanha com esses equipamentos, para que possa se acostumar principalmente com o peso da mochila e com o tênis que costuma ser mais duro e menos confortáveis que os de corrida em asfalto.
E a principal dica é, divirta-se! Afinal, de nada vale tanta dedicação se o resultado final não for prazeroso.
Bons treinos e um ano com muita altimetria para vocês. A montanha chama!
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…