Você é apaixonado por corrida de rua? Dá uma coceirinha danada ao saber que está rolando aquela meia-maratona que todos seus amigos vão e você ficou em casa, ou fez um treino pelo bairro?
Se procurarmos um pouquinho, e sem fazer muito esforço, encontraremos até três provas de corrida de rua por final de semana. Há 10 ou 15 anos esta realidade era diferente. Precisávamos buscar em jornais impressos o calendário das provas, e havia no máximo duas por mês, sem contar com o burocrático e difícil acesso para a realização das inscrições.
Os kits não eram tão legais como são hoje. As camisetas, de algodão e de tamanho único, sem nada extra para agradar o corredor; os números de peito, grandes e de tecido simulando pano, não eram fatores decisivos para a não participação dos atletas na prova.
Os tempos mudaram e as corridas de rua se tornaram grandes eventos com diferentes públicos, propostas, atrativos e interatividade. Mas ainda atraem corredores “raiz”, aqueles que estão preocupados com a performance e não fazem uso de novas tecnologias; e corredores modernos, que são fanáticos por novidades e curtem a prova de outra maneira, batendo papo, tirando fotos e as postando no final junto da medalha.
Mas dentro dos dois grupos você encontra o apaixonado por corrida de rua.
Quando optamos por nos inscrever em uma prova, devemos levar em conta alguns pontos importantes, como a periodização do treinamento e alinhamento com o treinador, evolução gradual de distâncias, objetivos e metas, apoio de familiares e amigos, a rotina e a fase da vida. Desta forma, poderemos participar de provas por muitos e muitos anos.
Além de tudo isso, temos a oportunidade de conhecer muitas cidades, estados e países! Quem não planeja as férias, ou alguma viagem pensando em uma prova? Existem atletas que viajam para correr e outros que correm para viajar!
Ao cruzarmos uma linha de chegada, temos muita história para contar. Adquirimos experiência e deixamos legados importantes em nossas vidas, que nos ajudam em tudo que nos cerca, seja no trabalho ou em nosso relacionamento com amigos e família.
Por todos estes motivos e outros que não fazemos ideia, pois só você aí sabe quais são os seus, as provas de corrida são fascinantes e viciantes. E tudo que vicia e nos traz prazer precisa ser muito bem administrado, para que seja duradouro e nos traga muitas alegrias em curto, médio e longo prazo.
Você não sonha cruzar a linha de chegada de uma maratona após os 80 anos? Este é um dos meus sonho e farei de tudo para realizá-lo! Pois sou um apaixonado por corrida de rua!
Bons treinos e bora pra cima, galera!
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…