O Rio de Janeiro continua lindo! Em menos de 2 meses, tive a honra de passar dois finais de semana incríveis no RJ, participando de duas “paradas duríssimas” no triathlon. Como sabem, eu tinha como grande objetivo este ano voltar a competir na modalidade. Hoje, com 7 anos de treinamento recorrente e com certa (ou até muita!) intensidade, acredito ter consciência dos meus pontos fortes, fracos e até mesmo os desafios que cada competição nos impõe.
Esperei para escrever este texto justamente para fazer um comparativo entre as duas competições que tiveram como base exatamente o mesmo local e proporcionaram momentos inesquecíveis, cada uma da sua forma. Então vamos lá. As duas provas que participei foram:
Para esta prova, eu tinha clareza de que eu teria até 2h10min para cruzar a linha de chegada. Tudo sob controle, até porque minha carga de treinamentos diários ultrapassa esse tempo e tenho certo conforto nesse cenário. Com uma prova extremamente bem organizada e em um dia em que tudo deu absolutamente certo, consegui um resultado bem expressivo incluindo umas das melhores corridas da prova, cruzando finalizando o desafio em 2h06min e alguns segundos.
Os cariocas fazem um show à parte. É impressionante como eles respiram o esporte e como fazem daquele momento uma grande confraternização! Com vários amigos presentes, a vontade era de ficar ali para sempre…
Já no Ironman 70.3 RJ, minha previsão era pouco maior que o dobro do triathlon olímpico: 4h30min e um buraco maior para administrar. Trata-se de um período de respeito ainda maior. Como costumo dizer, tudo dobra tanto para o lado bom como ruim: as emoções, vivências, dores, riscos e etc..
Aqui havia alguns pontos extras: primeiro, Ironman é sempre um IRONMAN. É impressionante a estrutura que eles constroem e oferecem para os mais de 1.000 atletas. A Cidade Ironman que eles constroem em todo evento é imponente e faz com que você passe não somente o dia da competição imerso neste mundo, mas sim 3 ou 4 dias respirando toda adrenalina!
Segundo, perdi as contas de quantos amigos estavam por lá… competindo no triathlon ou torcendo, ouvir palavras de incentivo o tempo todo, ao longo de todo percurso, é realmente emocionante e motivador demais. Foram 4 horas, 35 minutos e mais alguns segundos de alegria plena. De satisfação indescritível de estar ali, vivendo tudo aquilo que o esporte, o triathlon e o Ironman proporcionam.
O que as duas competições têm em comum? Bom, como disse no início deste texto, ambas ocorreram exatamente no mesmo lugar: a Praia do Recreio, no Rio de Janeiro. Eu sempre fui muito ligado ao RJ e sempre vibrei em estar lá, mesmo que, em muitas vezes, eu não ter tido tempo nem mesmo de afrouxar a gravata, quanto mais poder treinar. Não estive por lá durante os Jogos Olímpicos –me arrependo muito – mas o RJ está ainda mais incrível.
O que ocorre é que basta você avisar que é atleta e sua programação que eles tomam cuidados simples. Posso citar exemplos como antecipar o horário do café da manhã; indo em grande turma (como foi nosso caso no Ironman), eles oferecem serviços de mecânico para as bikes, late check-out no domingo pós-prova (talvez o maior problema que todos atletas sofram), além de ter uma piscina com 3 raias de 25m em um visual superbacana.
2016 está quase acabando e meu planejamento para 2017 já está praticamente pronto. Ainda não programei nenhuma competição específica para o Rio de Janeiro, mas não tenho dúvidas de que estarei lá novamente em alguma linha de chegada e também treinando com os amigos de lá. Uma energia diferente em meio a paisagens incríveis: tem coisa melhor?
Não deixe para 2017 o que pode ser feito hoje. Viver com intensidade máxima todas as experiências positivas que a vida proporciona faz com que ela tenha sentido. Em outras palavras, faz com que valha a pena viver!
Um forte abraço e até a próxima.
A.B.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…