ShutterstockFoto: Shutterstock

Atividade física para a vida toda

Atualizado em 28 de julho de 2017
Mais em Experts

Para aqueles que estão deixando o sedentarismo de lado e se aventurando no universo da atividade física, resolvi dar uma ajudinha com algumas dicas importantes para que essa aventura não seja superficial e temporária.

Essa decisão costuma ser tomada quando algo passa a se tornar latente, desde problemas de saúde, exigências estéticas ou até mesmo algum desafio pessoal. A partir do momento que essa decisão é tomada, vá até o fim! Interromper um projeto desta natureza no meio pode gerar uma grande frustração.

Antes de começar a operar seu plano, busque auxílio de profissionais capacitados. Um bom educador físico, um médico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo poderão potencializar seus resultados e tornar a prática da atividade física mais segura.

Todos os pontos listados abaixo seguem uma sequência lógica, com o objetivo de tornar a atividade física um hábito prazeroso e duradouro. Caso opte por uma sequência diferente dessa, sem problemas. Arregace as mangas e siga em frente.

Defina uma meta

Não há nenhum caminho a ser seguido se não houver um objetivo a ser alcançado. Por isso, antes de tudo, tenha bem claro onde você quer chegar e qual será o plano para isso. Existem várias metas possíveis: correr 5 km, chegar aos 70 kg, participar de uma maratona internacional, reduzir o colesterol, além de dezenas de outras que você conseguirá definir facilmente.

Crie uma rotina e tenha regularidade de treinos

Uma das chaves do sucesso é a regularidade e a definição de uma rotina de treinos eficiente. O corpo necessita de estímulos regulares para que haja adaptação e evolução. Além disso, precisamos condicionar nossa cabeça a se manter focada na importância dos treinos para a obtenção de nossas metas.

 

 

Mude hábitos de vida

A mudança de hábitos alimentares, de sono, de trabalho e de todos os outros se faz necessária para que os resultados sejam perceptíveis e concretos. É muito difícil sair para uma corrida após poucas horas de sono ou após a ingestão de uma feijoada completa. Neste caso, a mudança de hábitos deverá acontecer naturalmente, a não ser que você goste de sofrer nos treinos e não tenha intenção de evoluir.

Treine com qualidade

Treinar com qualidade, otimizando o tempo de atividade, é muito mais estimulante e eficaz. Os treinos com altos volumes (distâncias e tempo) não são necessariamente os melhores. Treinos com variações de estímulos e bem planejados irão surtir melhor resultado.

Respeite os limites do corpo

A longevidade dos treinos está relacionada à tolerância do organismo à intensidade e ao volume dos treinos. Por isso, respeite os sintomas de fadiga, faça um acompanhamento com profissionais da saúde (médicos, nutricionistas, fisioterapeutas) e de educação física.

Seja persistente

Mantenha o foco em sua meta e jamais desista dela. As conquistas não são imediatas, e os resultados são recompensadores. Vale a pena lutar até o fim!

Treine com prazer

Nada disso terá efeito e será sustentável se não houver prazer. Caso não goste muito de treinar, encontre maneiras para transformar o sofrimento em prazer, como procurar uma assessoria esportiva, correr com amigos, viajar para correr, entre outras dezenas de estratégias possíveis.

Transmita essa energia para todos a sua volta

Esta é uma estratégia infalível para que um círculo positivo seja formado. Um ajudará o outro nos momentos mais difíceis e a força do grupo levará todos ao sucesso, indo cada vez mais longe.

Força, galera! Não existe sucesso sem ação, sem foco e sem prazer.