Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Como definido por Caspersen et al. (1985), o exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva, que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física. Com recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte, todos os indivíduos devem realizar 30 minutos de exercícios físicos aeróbios com intensidade moderada, uma frequência de cinco dias da semana ou mesmo com um tempo de 20 minutos em intensidades mais vigorosas, em três dias da semana (Haskell et al., 2007).
Sendo assim, se você é daqueles que alega não ter tempo de se exercitar dentro dos padrões preconizados, mas adora fazer um churrasco e bater uma bola aos fins de semana, ou aproveita o domingo para cair na piscina e nadar o máximo possível, ou correr em disparada em longas distâncias, tentando mostrar que está em boa forma física e quer perder os quilinhos a mais… CUIDADO! Saiba que, nessas condições, o mais importante é se prevenir para evitar surpresas desagradáveis. Afinal, quando bem orientado, o exercício físico trás muitos benefícios e treinar em volumes e intensidades altas, em um só dia, querendo entrar em forma ou mesmo mantê-la, não é possível e pode ainda comprometer a saúde. O organismo precisa de treino e recuperação em dias alternados, ao longo de toda semana.
Treinar, apenas no fim de semana, pode ser um grande passo e estímulo aos treinamentos adequados. Pode ser um incentivo. É melhor que não fazer nada, mas é preciso saber respeitar os próprios limites. Pode ser uma importante maneira para meditar, liberando endorfinas e outros importantes hormônios que melhoram o estado de humor, ganhando saúde. É um bom motivo para aliviar os níveis de estresse, principalmente, quando se está em boa companhia e, em um lugar, por exemplo, prazeroso: parque arborizado, praia e clube.
Fique atento: os benefícios dependem de uma prescrição adequada de exercícios, no que diz respeito a sua intensidade, duração, frequência e modalidade. Treinar em um só dia, sem os ditames dos princípios do treinamento desportivo, pode comprometer a saúde. As lesões musculares são bastante frequentes, na medida em que as articulações e músculos não estão fortalecidos para impactos mais intensos e mais frequentes. No futebol, por exemplo, tem esportistas que querem chutar a bola com mais força do que tem. Sem contar nas elevadas intensidades e no tempo de exercícios praticados. Caminhar ou correr por longas distâncias, sem estar preparado, pode proporcionar uma sobrecarga cardiovascular e, como consequência, ocorrer parada cardíaca e até morte súbita. Principalmente, em quem já tem histórico familiar de diabetes, sedentarismo, pressão alta, entre outros problemas cardiovasculares. Também, não é incomum esportistas treinando nessas condições, sem uma alimentação adequada e correta hidratação.
Por isso, para se evitar possíveis complicações durante os exercícios físicos, tão importantes e necessários à saúde de todos, conhecer os limites individuais e a modalidade que se vai praticar, bem como aquecer e alongar corretamente, alimentar-se bem, e hidratar-se são importantes orientações para se ganhar saúde e qualidade de vida.
Caspersen CJ, Powell KE, Christenson GM. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public Health Rep.v.100(2):p.126-31,1985.
Haskell WL, Lee IM, Pate RR, Powell KE, Blair SN, Franklin BA, Macera CA, Heath GW, Thompson PD, Bauman A. Physical activity and public health: updated recommendation for adults from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Med Sci Sports Exerc. v.39(8):p.1423-34,2007.
Compartilhar link