Beta-alanina pode trazer benefícios para praticantes de crossfit

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Cross Training

Ao realizar exercícios de alta intensidade com curtos períodos de recuperação como o crossfit, ocorre o aumento da acidez no músculo, que é um dos principais fatores que podem provocar a fadiga muscular. Ou seja, o organismo produz grandes quantidades de ácido láctico, provocando redução do desempenho esportivo.

Sendo assim, alguns estudos utilizando a beta-alanina como tamponante sanguíneo foram feitos. Foi verificado que o aumento de beta alanina, juntamente com a histidina, favorece o aumento dos depósitos de carnosina no músculo, causando redução do acúmulo de ácido láctico e, portanto, melhorando o desempenho do atleta por meio da redução da fadiga muscular.

Esses estudos mostram que o consumo de beta-alanina pode ser eficaz em esportes com duração de 4-5 minutos. Atividades físicas com maior tempo de duração não se beneficiariam deste suplemento. Então concluímos que em WODs curtos a beta-alanina faria grande diferença no resultado do atleta.

O consumo da beta-alanina deve ser regular para manter os níveis de carnosina muscular. Alguns estudos sugerem consumo de 2 a 3 meses para que o atleta realmente se beneficie de seus efeitos.

A dose varia de 2 a 4 gramas por dia e o consumo deve ser dividido em 2 a 3 vezes ao dia para melhor desempenho e para evitar o efeito colateral de parestesia (formigamento no corpo). Neste caso, o nutricionista deve avaliar a alimentação e a intensidade de treino do indivíduo para ajustar a suplementação.

REFERÊNCIAS:

CARUSO, J.; CHARLES, J.; UNRUH, K.; GIEBEL, R.; LEARMONTH, L.; POTTER, W. Ergogenic Effects of β-Alanine and Carnosine: Proposed Future Research to Quantify Their Efficacy. Nutrients, 4, 585-601, 2012.

PAINELLI, V. S.; SAUNDERS, B.; SALE, C.; HARRIS, R. C.; SOLIS, M. Y.; ROSCHEL, H.; GUALANO, B; ARTIOLI, G. A.; LANCHA JR, A. H. Influence of training status on high-intensity intermitente performance in response to b-alanine supplementation. Springer, 2014.