Experts

Beta-alanina pode trazer benefícios para praticantes de crossfit

Ao realizar exercícios de alta intensidade com curtos períodos de recuperação como o crossfit, ocorre o aumento da acidez no músculo, que é um dos principais fatores que podem provocar a fadiga muscular. Ou seja, o organismo produz grandes quantidades de ácido láctico, provocando redução do desempenho esportivo.

Sendo assim, alguns estudos utilizando a beta-alanina como tamponante sanguíneo foram feitos. Foi verificado que o aumento de beta alanina, juntamente com a histidina, favorece o aumento dos depósitos de carnosina no músculo, causando redução do acúmulo de ácido láctico e, portanto, melhorando o desempenho do atleta por meio da redução da fadiga muscular.

Esses estudos mostram que o consumo de beta-alanina pode ser eficaz em esportes com duração de 4-5 minutos. Atividades físicas com maior tempo de duração não se beneficiariam deste suplemento. Então concluímos que em WODs curtos a beta-alanina faria grande diferença no resultado do atleta.

O consumo da beta-alanina deve ser regular para manter os níveis de carnosina muscular. Alguns estudos sugerem consumo de 2 a 3 meses para que o atleta realmente se beneficie de seus efeitos.

A dose varia de 2 a 4 gramas por dia e o consumo deve ser dividido em 2 a 3 vezes ao dia para melhor desempenho e para evitar o efeito colateral de parestesia (formigamento no corpo). Neste caso, o nutricionista deve avaliar a alimentação e a intensidade de treino do indivíduo para ajustar a suplementação.

REFERÊNCIAS:

CARUSO, J.; CHARLES, J.; UNRUH, K.; GIEBEL, R.; LEARMONTH, L.; POTTER, W. Ergogenic Effects of β-Alanine and Carnosine: Proposed Future Research to Quantify Their Efficacy. Nutrients, 4, 585-601, 2012.

PAINELLI, V. S.; SAUNDERS, B.; SALE, C.; HARRIS, R. C.; SOLIS, M. Y.; ROSCHEL, H.; GUALANO, B; ARTIOLI, G. A.; LANCHA JR, A. H. Influence of training status on high-intensity intermitente performance in response to b-alanine supplementation. Springer, 2014.

 

Thais Barca

Nutricionista pela Universidade Mackenzie e proprietária da Clinutri Nutrição Clínica e Esportiva, na Penha (SP). Pós-graduada em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela USP e pós-graduanda em Fitoterapia Funcional pela VP Consultoria. Apaixonada por exercícios desde os 4 anos, quando praticava natação e ballet. Desde então, passou por musculação, corrida, circo, muay thai, jiu-jitsu, pilates e crossfit. Há 2 anos apaixonada pelo crossfit!

Share
Published by
Thais Barca

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago