Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O Sistema Boa Closure surgiu nos anos 90 com o americano Gary Hammerslag, um surfista e empreendedor que criou o sistema em botas de snowboard. Tanto marca e como sistema cresceram rapidamente e a empresa começou a desenvolver a tecnologia para equipamentos de outras modalidades esportivas, como golfe, ciclismo, atletismo e boxe.
No caso do ciclismo e do triathlon, atualmente algumas sapatilhas da marca Specialized possuem o sistema da Boa Closure. Já no mercado de corrida de rua, a Boa tem uma parceria com a marca de triathlon Zoot, sendo que alguns modelos vêm equipados com o sistema.
Recentemente, em um evento da indústria de corrida de rua que ocorreu nos EUA, eles apresentaram o sistema em um novo modelo de tênis da New Balance, que ainda não tem data para ser lançado.
Em 2014, tive a oportunidade de testar o sistema em um par de tênis e gostei muito do ajuste. Foi na Expo do Mundial do Ironman Havaí, onde o staff da Boa Clusure está presente todo ano e instala o sistema gratuitamente nos tênis dos atletas que querem conhecer o equipamento. E o interesse é grande todos os anos, com enormes filas.
Infelizmente, o sistema não está à venda em lojas especializadas de corrida nos EUA. Talvez a razão seja pela complexidade na instalação. Também não é possível desinstalar de um tênis para instalar em outro. Acredito que se o kit do sistema para os tênis de corrida tiver um valor próximo do cadarço elástico no mercado americano e a Boa Closure System decidir vender em lojas especializadas, com treinamento de instalação para as equipes de vendas, poderá haver uma alta demanda pelo produtos.
Eu não sei se a marca está presente em Expos de maratonas nos EUA e em outras provas de triathlon. Para os brasileiros que estarão no Mundial do Ironman do Havaí este ano, vale a pena conhecer o sistema.
Compartilhar link