Devido a essas dúvidas, vamos falar do tema e desvendar esses mistérios. Para podermos abordar essas questões precisamos, inicialmente, ver os conceitos de cada agente físico (calor e o frio):
Frio (gelo)
Crioterapia (gelo) – qualquer uso do gelo para fins terapêuticos é chamado de crioterapia. Ou seja, é feita a aplicação terapêutica do gelo (ou substancia fria) no corpo. Isso resulta em remoção do calor corporal, diminuindo assim, a temperatura dos tecidos.
Usos
– Redução de dor, edema e hipóxia secundária à lesão em casos agudos;
– possibilidade de exercício ativo mais cedo na reabilitação de uma entorse articular;
– Redução da dor e do espasmo em lesão muscular;
– Redução de dor, edema e hipóxia secundária à lesão, decorrente de cirurgia ortopédica;
– Redução de dor e cólicas durante a menstruação;
Efeitos fisiológicos do frio:
– Diminuição da temperatura;
– Diminuição do metabolismo;
– Efeito anti-inflamatório;
– Efeito circulatório;
– Diminuição da dor;
– Diminuição do espasmo muscular;
– Aumento da rigidez articular.
Importante:
A resposta imediata às aplicações de frio é o resfriamento dos tecidos.
Se o resfriamento for intenso o suficiente (de -20° C a -70° C), o tecido é destruído. Durante a aplicação da fisioterapia esportiva, o tecido em geral é resfriado a uma temperatura superficial de 1° C a 10° C. O resfriamento a essa temperatura causa as reações teciduais desejadas para o tratamento. A aplicação de modo intermitente após a lesão, juntamente com compressão, elevação e repouso (RICE – rest, ice, compression e elevation), reduz muito das condições adversas imposta pela lesão. Em 30 minutos, atinge-se à profundidade de 4 cm a 5 cm.
Calor
A indicação da termoterapia , resposta do corpo ao calor, depende do tipo de energia térmica aplicada, da intensidade dessa energia, da duração da aplicação e da resposta específica do tecido ao calor. Pouca quantidade não provoca mudanças. Calor em excesso pode danificar os tecidos.
Efeitos do calor
– Aumento da flexibilidade dos tecidos de colágeno (extensibilidade);
– Diminuição da rigidez articular;
– Redução da dor;
– Alívio do espasmo muscular;
– Intensificação do fluxo sanguíneo;
– Aumento de permeabilidade capilar;
As temperaturas da pele são influenciadas pelo tipo do meio aplicado ao tratamento (calor ou frio), pela condutividade do tecido, pela quantidade de fluxo sanguíneo na área e pela velocidade que o calor é disperso. Para evitar danos ao tecido a temperatura nunca deve exceder 47° C, por não mais que 30 minutos.
Quando tenho dor, o que eu faço?
Coloque gelo, por alguns motivos:
– é analgésico;
– evita que a lesão aumente (por meio da diminuição do metabolismo),
– pela profundidade que ele pode atingir sem danificar a pele.
Além disso, o calor é um recurso muito limitado para utilização em casa, pois para conseguir chegar à região afetada, a temperatura do calor tem que ser a mesma por 30 minutos, isso é impossível em casa. Além do grande risco de danificar a pele.
Na coluna, calor ou frio?
A coluna não é diferente de nenhum outro tecido músculo esquelético do corpo humano, então se usa frio também para o tratamento.
Como aplicar o gelo?
Existem dois recursos que são usados, hoje, para aplicação do gelo:
– colocar gelo em uma bolsa ou em um saco plástico;
– usar a bolsa de gelo (com gel);
– Saco plástico com gel é muito eficiente, desde que você faça com cubos pequenos de gelo, para moldar toda a região da lesão. Mantenha de 20 a 30 minutos, dependendo da região (Ex: coluna, joelho, ombro, tornozelo – 30 minutos, para cotovelos e, para punhos, 20 minutos).
– Bolsa de gelo (gel) é ótima, porém temos que tomar alguns cuidados: tem várias marcas no mercado de bolsa, olhem as instruções de como mantê-la no freezer.
IMPORTANTE: NUNCA UTILIZAR BOLSA SE O GEL ENDURECER, porque as bolsas de gelo (gel) têm propriedades físicas onde a temperatura fica abaixo de 0°C. Como muitos freezers de casa não têm como controlar a temperatura – que ideal seria entre -12°C a -16°C – se o gel endurecer, quer dizer que seu freezer esta com a temperatura mais baixa do que isso.
– Para utilização da bolsa de gelo (gel) coloca-se um papel toalha ou pano bem fino entre a pele e o gelo, aplicando ele, moldando a região, mantendo de 20 a 30 minutos, dependendo da área (Ex.: coluna, joelho, ombro, tornozelo – 30 minutos; cotovelos, punhos
– 20 minutos).
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…