O Desafio do Dunga, prova realizada nos parques da Disney, em Orlando (EUA), atrai todo ano milhares de corredores (e muitos brasileiros!) para a disputa de quatro provas em quatro dias. Realizado tradicionalmente no primeiro final de semana de janeiro, o evento tem um trajeto de 5 km na quinta-feira, um de 10 km na sexta, a meia-maratona no sábado e se encerra com a maratona no domingo.
Todos os anos recebo muitas perguntas de corredores que irão para o Desafio do Dunga sobre qual tênis usar nas quatro provas. A resposta mais lógica é: aquele que você utilizou durante os treinos de preparação. Alguns corredores preferem ainda alternar dois pares, principalmente nos 21 km e 42 km. Outros utilizam um mesmo para todos os trajetos. Não há uma regra definitiva quanto a isso.
Mas exise o grupo de corredores que, por imprevistos ou por opção própria, decidem comprar um calçado novo para encarar o desafio. Algum lançamento ou modelo com um bom preço para correrem o difícil Desafio do Duga. Nestes casos vale lembrar que, o melhor, é fazer pelo menos dois treinos adaptativos com os novos tênis.
Para os que estão neste grupo, vale dizer ainda que os modelos com perfil mais baixo e muito leves podem ser uma escolha arriscada caso o corredor não tenha experiência com os tênis desta categoria – mesmo que não esteja buscando performance. Por isso, caso decida comprar o tênis aos 45 minutos do 2º tempo (e não tenha tempo nem para um pequeno trote), pelo menos opte por um calçado estruturado e que vista com muito conforto.
Por diversas vezes eu já tive a experiência de estrear um tênis novo em uma corrida importante. Na Maratona de Boston, por exemplo, que corri em 2011, vinha de uma fascíte plantar e, na última hora, decidi correr com um modelo que comprei um dia antes (e só havia colocado no pé para experimentar). Não tive qualquer problema durante os 42 km e não sofri nenhum desconforto – inclusive senti minha dores mais amenas se comparadas com o tênis que vinha correndo anteriormente.
Boa escolha!
Sim, eu sei, a tentação nas feiras das grandes maratonas americanas é grande. Sempre encontramos novidades, modelos e marcas que não vemos por aqui. Para quem pensa em comprar algum modelo para correr o Desafio do Dunga (sobretudo a maratona), listo abaixo três sugestões de modelos (neutros) e marcas difíceis de serem achados aqui no Brasil. Confira:
Brooks Glycerin 13
Peso: 320gr (40) masc / 266gr (37) fem
Drop: 10mm (29mm / 19mm)
Preço: U$150
Mais informações: brooksrunning.com
Hoka One Bondi 4
Peso: 292gr (40) masc / 255gr (37) fem
Drop: 4mm (34mm / 30mm)
Preço: U$150
Mais informações: hokaoneone.com
Saucony Zealot ISSO
Peso: 235gr (40) masc / 204gr (37) fem
Drop: 4mm (26mm / 22mm)
Preço: U$130
Mais informações: saucony.com
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…