Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
E aí você inicia o ano todo empolgado, pensando em abaixar seus tempos e nota que, por mais que você treine e se esforce os resultados não aparecem. Isso pode ser falta de um novo estímulo ao seu treinamento, que pode vir de um trabalho de força associado à corrida.
Aí, você tem um namorado (ou namorada) que nunca realizou atividade física e inicia um “treininho” com você para tentar entender qual é a “onda” da corrida, só que vira e mexe aparece uma dor em algum lugar do corpo. Por incrível que pareça, essas dores podem também acontecer em decorrência de uma fragilidade muscular, que seria resolvida com uma série de força associada ao treino de corrida.
Basicamente, o trabalho de força na corrida é utilizado em dois casos muito comuns neste tipo de esporte: o preventivo e o específico.
O fortalecimento preventivo é utilizado quando o praticante tem como objetivo melhorar sua postura, sustentação e proteção articular contra o impacto gerado pela corrida. É “super” indicado ao iniciante que pretende ter uma longa carreira esportiva ou que deseja utilizar a corrida como manutenção de saúde.
O fortalecimento específico, que tem como objetivo a melhoria da performance, pode oferecer uma condição mais adequada ao músculo para que ele responda com maior intensidade por mais tempo durante uma prova. Esse tipo de treino, normalmente, é mais intenso e exige uma programação de horários e distribuição semanais mais cuidadosas para não sobrecarregar o atleta.
Tenha um cuidado especial ao profissional que irá trabalhar com você, principalmente porque a cada dia surgem novos formatos de treinos com novos equipamentos e que podem ou não ser adequados, dependendo do histórico e capacidade física do praticante. O que eu quero dizer é que um erro bobo de escolha nos exercícios pode levar uma boa intenção a uma grande frustração.
De qualquer forma o trabalho de força de uma forma geral ganha cada vez mais espaço nas academias, parques e clínicas por conta do aumento da média da expectativa de vida da população, sendo ele um ótimo remédio contra problemas posturais e articulares e na melhora da qualidade de vida em geral.
Traduzindo de forma sucinta: vale a pena fazer força para alcançar os seus objetivos!!!
Bons Treinos, e até a próxima!!!
Compartilhar link