Categories: Experts

Como se machucar no fim de ano

Já que a moda agora é falar sobre as festas do fim de ano, achei que seria útil escrever algo sobre os perigos de um dos principais destinos dos brasileiros nesta época: a praia! Seja para quem já treina e não quer comprometer o ritmo, seja para quem fez promessas e não quer adiar o início delas.

Então aqui vai uma lista de orientações de atitudes potencialmente lesivas, que podem estragar sua viagem:

– Ande por um tempão na areia fofa…
…e você terá uma tendinite na sola do pé, ou uma dor muscular na panturrilha, coxas ou outros músculos. Isso porque na areia fofa seus músculos são muito mais exigidos, por ser bem mais difícil se deslocar em um solo deste tipo. Correr, então, potencializa o efeito!

– Corra na areia firme, então, os mesmos quilômetros que está acostumado nas ruas da cidade, mas agora sem os tênis…
…e você terá dores no calcanhar, na panturrilha, joelhos, quadril, coluna e quem sabe até no pescoço! Quem está acostumado com tênis de corrida, está acostumado com o amortecimento artificial do calçado e por isso, quando sai correndo descalço, força muito mais as articulações, machucando-as pelo maior impacto e maior esforço muscular.

– Então, coloque os tênis e saia correndo naquela parte da areia que fica inclinada…
… e você terá dores nos joelhos, no quadril e/ou na coluna, novamente. É como correr com uma perna na rua e outra em cima da calçada, desalinhando o corpo e fazendo músculos se contraírem intensamente de forma assimétrica. Isso gera um desequilíbrio muscular e consequentemente, dor!

– Chega de correr, pois é hora de refrescar-se. Vá numa praia de tombo e entre na água pulando, até chegar na parte mais profunda. Tenha a sorte de pisar na beira de um dos buracos que se formam com as fortes ondas…
… e você terá um tornozelo torcido e inchado. Quando se salta e cai com o pé em uma superfície muito irregular e não planejada, o tornozelo não consegue compensar a tempo e a articulação sofre uma entorse.

– Saia da água e decida tirar uma foto em cima daquelas rochas cobertas de musgos…
… e você poderá escorregar e sentar com tudo (este exemplo foi óbvio, não?), machucando a coluna, inclusive até o pescoço, pois o impacto se propaga por toda a espinha, comprometendo as regiões mais frágeis.

– Melhor ficar parado e ajudar seus filhos a erguerem um castelo de areia. Fique agachado ou ajoelhado por uma hora…
… e você terá fortes dores nos joelhos. Ficar agachado exige que o joelho fique pressionado no máximo de sua dobra (flexão), carregando o peso do seu corpo. Se tiver ajoelhado, o peso fica concentrado em uma única região. Estas duas posições machucam a cartilagem, gerando uma inflamação, que gera dor.

– Tente ajudar seus filhos sentando-se na areia com as pernas cruzadas, como “índio”. Curve-se para frente todas as vezes que precisar retocar o castelo, ou colocar mais areia…
… e, no fim, você terá uma dor muscular nas costas. Quando ficamos inclinados para frente nesta postura, nossos pés não estão corretamente apoiados e por isso, toda a carga muscular de sustentação do tronco é sobrecarregada. Ficamos constantemente contraídos, levando os músculos das costas à fadiga, que inflama e deixa o tecido dolorido e retraído.

– Quando estiver cansado, sente-se para conversar com amigos. Mas faça questão de escorregar um pouco o bumbum para frente, para ficar a vontade…
… e você terá uma dor horrível nas costas. Quando dá essa “escorregadinha” para frente, o contato entre a coluna e a cadeira é perdido, forçando os músculos para sustentá-la, com uma curvatura inversa da coluna. Logo, com o tempo, ela estará fadigada e dolorida.

– Melhor sentar-se mais para trás e ler um livro, apoiando-o no colo, pois ficar segurando cansa os braços. Mas, para conseguir ler, incline a cabeça para baixo. Isto serve para mexer no celular ou ficar jogando no tablet também. Passe alguns minutos…
… e você terá uma dor nos ombros, pescoço e quem sabe até na cabeça! Esta inclinação da cabeça para frente faz os músculos do pescoço ficarem bem tensos, para segurar todo o peso da cabeça. Com o tempo, eles ficam cansados e começam a inflamar, gerando uma tensão indesejável, que pode ocasionar dores de cabeça de origem muscular, muito comuns em pessoas que passam horas em frente ao computador, mal posicionadas.

Enfim, modos de se machucar existem muitos. Mas vale deixar bem claro aqui, que não é uma regra. Os exemplos citados acima não necessariamente irão machucar as pessoas que os reproduzam, mas certamente aumentam as chances de uma lesão indesejável. Vale a pena ficar atento e evitar desconfortos grandes, com cuidados pequenos.

Desejo um ótimo Natal e Feliz Ano Novo a todos. Desfrutem deste momento, mas não percam o ritmo!

Marcel Sera

Fisioterapeuta, palestrante e atleta amador! A ideia, aqui, é explicar como usamos e o que acontece com o nosso corpo em cada situação, ação e emoção de nosso dia-a-dia. Correr é uma terapia e minha fonte de inspirações para compartilhar o conhecimento de forma simples e objetiva para todos os interessados. Sugira, critique, questione, treine e corra à vontade!

Share
Published by
Marcel Sera

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago