Correr a Maratona de Nova York é uma realização para poucos, mas que deixam marcas positivas para toda a vida. A participação na corrida de 5 km do sábado que antecede a prova serve como “aquecimento” de tudo o que está por vir. Os momentos de espera, a largada, o incentivo no percurso e a linha de chegada. Tudo é muito impressionante.
A largada é realizada na Ponte Verrazano e dividida em cores (azul, laranja e verde) e com várias ondas, para poder dissipar um pouco o elevado número de participantes. Cada cor de largada acessa um percurso diferente que irá se tornar único ( aproximadamente no km 13 da prova).
Só para controle dos pessimistas. NÃO existe falta de água nem de isotônico no percurso. E NINGUÉM fica sem assistência durante a Maratona de Nova York. Se alguém desiste da prova por motivo de saúde, tem a chance de avisar um dos 10.000 voluntários que estão no percurso da prova que prontamente irá recrutar uma ambulância para levá-lo à chegada da prova ou a um hospital próximo e se responsabilizar por retirar seus pertences do guarda-volumes e avisar seu parente que o aguarda na chegada.
O que eu acho mais incrível na Maratona de Nova York é a participação do público que torce alucinadamente com placas, faixas e bandeiras de vários países. Uma coisa bacana é ver o nova-iorquino utilizar a prova como uma forma de educação para os filhos, levando os “pequenos” para assistir o evento e distribuir balas, doces e incentivar os corredores, como que para colaborar com quem está passando por dificuldades para atingir um objetivo.
A chegada da prova é uma festa! O Central Park é disputado por quem assiste e por quem corre, o coração da gente parece que vai explodir! A visão da chegada se confunde com bandas, batucadas e gritos de incentivo como “Você é o Super Homem”, ou “Você está ótimo”!
Quando você cruza a linha de chegada (e pensa que vai desmaiar de ansiedade e cansaço) encontra com uma senhorinha com um “sorriso de vovó” que vem em sua direção com a recompensa de seu esforço, a medalha. Mais alguns passos e outra senhora abraça você com um cobertor de alumínio e pergunta se está tudo bem e se não precisa de ajuda.
Correr a Maratona de Nova York traz uma sensação de respeito e reconhecimento como nenhuma outra prova é capaz de te oferecer.
Um grande abraço e até a próxima!
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…