De tempos em tempos alguém me faz esta pergunta: “Qual a idade mínima para se iniciar nas corridas de rua?”. Normalmente, essa questão é levantada por um pai fanático ou que quer aproveitar sua ida ao treino e levar o filho.
A resposta não é simples e direta, necessita de uma explicação um pouco mais profunda sobre a formação física e psicológica da criança. Acredito que seja bacana esta informação, nesse momento, quando vemos alguns exageros de crianças de 12 anos, que treinam mais de 100 km por semana, estimuladas pelos pais que veem nisso uma forma de sair da pobreza.
Alguns estudiosos famosos fizeram vários levantamentos da evolução física e psicológica do adolescente e em muitas ocasiões uma atua sobre a outra de forma a se autoexplicarem.
As crianças de 11 a 16 anos (acredito que ninguém aí irá querer levar seu filho para a corrida de rua antes desta idade) têm como característica física preponderante a puberdade. Uma fase onde várias modificações morfológicas e funcionais são apresentadas e que interferem diretamente na capacidade do desempenho esportivo.
Nesta fase, o adolescente atinge o pico de crescimento em altura acompanhada pela maturação biológica. Com isso, é natural que apareça a timidez, a introspecção e a intimidade, recém-descoberta, levanta a grande dúvida sobre a qual mundo ele pertence, da criança ou do adulto.
A atividade física é muito importante nesta fase (como em todas), mas deve ser direcionada para que o adolescente entenda sua evolução física e emocional e não tenha traumas com elas. Mantê-lo com seus amigos da escola ou clube realizando atividades esportivas em grupo ou até atividades competitivas é o mais indicado.
A partir dos 16 anos, o adolescente atinge o máximo de sua maturação física e morfológica podendo ser bem aproveitado em atividades competitivas, por outro lado está sedimentando seu desenvolvimento emocional com menores conflitos de personalidade e já se sente melhor no mundo onde vive.
A partir desta idade, o adolescente (quase adulto) é mais sereno e tem maior autodomínio, se sentindo mais extrovertido com maior número de pessoas, além de construir relações de forma mais profunda.
Atividades físicas individuais e que exigem maior autocontrole são bem aceitas a partir dos 16 ou 17 anos e é exatamente o perfil da corrida de rua. Podemos associar a isso a maior necessidade emocional de “culto ao corpo” onde os rapazes e meninas também se sentem bem realizando treinos de definição física e de força muscular.
As faixas de idades podem variar um pouco, mas se você é um pai ou mãe que ama seus filhos e fica atento ao seu crescimento, poderá observar e colaborar com muita alegria com este incrível processo de evolução da natureza.
Abraço e até a próxima!
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…