Você começou a treinar e já anseia por bons resultados e pela corrida perfeita? Quanto tempo é necessário para alcançarmos tudo isso? Será que, mesmo depois de adulto, terei sucesso no esporte? Estas são perguntas bem comuns que pairam na mente do corredor que está dando seus primeiros passos ou que já tem até certa experiência, mas está sempre sedento por novas marcas. Entretanto, não existe uma resposta pronta para esses questionamentos. Tudo depende de uma infinidade de variáveis: características genéticas, tempo na modalidade, qualidade do treino, dedicação, bons hábitos e por aí vai. Apesar de não conseguirmos prever o futuro, há três virtudes que certamente ajudam muito. Paciência, dedicação e disciplina. Simples assim!
Sem paciência, não tem como mensurar os resultados e o corpo se adaptar aos treinos de corrida, mesmo quando bem planejados e orientados. Cada ciclo de treinamento é fundamental para que nosso corpo se desenvolva e nossa mente se fortaleça, aprendendo com erros e acertos e buscando a evolução continua e sólida. Ou seja, nada de pular etapas e dar uma passo maior do que a perna. A falta de dedicação e disciplina coloca o atleta em um ciclo vicioso que não permite sua evolução. É mais que sabida a importância da boa alimentação, regularidade, composição corporal adequada, respeito ao treinamento proposto. Como já dito algumas vezes por aqui, todos estes fatores são imprescindíveis no desenvolvimento de capacidades e habilidades esportivas.
Ah, mas será que não existe uma forma de acelerar o processo e alcançar os objetivos mais rapidamente? Será que não dá para “pegar alguns atalhos”? A ciência evoluiu e existe suplementação especial e avançada, métodos mágicos de treinamento e outros recursos ilícitos que prefiro nem citá-los aqui. Estes atalhos geralmente são traiçoeiros, incertos, e podem custar muito caro! Além da saúde que é colocada em risco, o tombo após conquista pode ser bem duro, pois os atalhos não oferecem experiência para enfrentar os obstáculos que surgirão no caminho. Essa sabedoria só é adquirida ao longo do caminho gradual de desenvolvimento na corrida e no esporte.
Quem não conhece alguém que fez seu primeiro Ironman, ou sua primeira maratona com 1 ou 2 anos de prática e largou tudo após cruzar a linha de chegada? Sugiro que você reflita se vale mesmo a pena escolher o caminho aparentemente mais fácil para chegar onde se quer. Temos uma vida longa pela frente – a atividade física e o esporte são grandes aliados para o envelhecimento saudável e ativo, cheio de energia e com muitos sonhos a serem realizados.
Bons treinos!
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…