Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A primeira vez que li sobre a prova foi no ano de 2012, no excelente blog “Corra e Leia”, do Maurício Lopes, que logo mais reestreia aqui no Ativo.com depois do fim do portal Running News. A Barkley Marathon foi idealizada por Gary “Lazarus Lake” Cantrell.
Seu percurso foi inspirado na fuga de James Earl Ray, o assassino de Martin Luther King Jr. que escapou da Brushy Mountain State Penitentiary, mas foi recapturado 24 horas depois somente a 13 quilômetros da prisão.
“Lazarus Lake” pensou: “neste tempo eu teria percorrido 100 milhas ou 167km”. Em 1995, Gary dava início a uma das mais icônicas corridas mundiais, uma que quase ninguém termina. Para vocês terem uma ideia, na edição de 2015 não teve vencedor, já que nenhum corredor chegou ao final.
A prova “non stop” de 100 milhas tem seu recorde de 52h03min08, enquanto, por exemplo, a ‘Copa do Mundo’ de trail running, a Ultra Trail du Mont Blanc, é percorrida em cerca de 20 a 24 horas pelos participantes profissionais.
Sem spoilers, mas corre lá neste fim de semana no Netflix e assista a um dos melhores documentários sobre trail running que já se produziu. É só pesquisar por “The Barkley Marathons: The Race That Eats Its Young”.
Imperdível!
Assista ao trailer:
Compartilhar link