Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O que o crossfit me ensinou: dedicação é estabelecer prioridades. Você faz escolhas, todos os dias, e se escolher pelo que é prioridade para você, certamente vai conseguir se dedicar mais. Dedicação está totalmente ligado ao nível de felicidade que você imprime no seu dia a dia. Vou explicar:
Sobre dedicação e prioridades
Quando estabelecemos prioridades fica mais fácil fazer escolhas certas e se dedicar ao que realmente interessa. Por exemplo: se eu for treinar cedo, não vou sair à noite. Mas se eu escolher sair à noite, já sei que o treino do dia seguinte não vai render tanto. Com esse conhecimento eu me frustro menos, já sei o que esperar e vou me dedicar na medida certa da minha capacidade, sem me cobrar a mais ou abaixo da média.
Estabelecer prioridades é planejar a rotina no dia a dia e perto de competições (o gás precisa ser maior, a dedicação é diferente), com foco naquilo que eu consigo manter, porque essa manutenção dentro da minha capacidade de dedicação também evita frustração: o quanto eu consigo manter de uma alimentação boa e equilibrada, um sono de sete ou oito horas, o quanto eu consigo manter de foco na hidratação, entre outros.
Pra isso, preciso me avaliar e avaliar o que estou fazendo, entender os momentos do meu ano, da minha semana, as oscilações hormonais e de humor, quando estou com a minha energia mais alta e mais baixa e o que fazer para ter mais equilíbrio.
Sem essas informações tudo fica mais perdido e a própria dedicação acaba não tendo um propósito especialmente se você não compete, por exemplo. Se dedicar pra quê? Estabelecer metas e prioridades faz com que tudo faça mais sentido e tenha conexão com seus valores e visão de futuro.
Sobre dedicação e felicidade
Eu preciso ter em mente que, mesmo que eu faça tudo que escrevi acima com meu maior potencial, cumpra minhas metas, siga minhas prioridades, ainda assim o resultado pode não ser o esperado. E se eu fizer tudo isso só pelo resultado, principalmente um muito focado e fechado, é um passo para que a dedicação se esvaia e as próximas metas não sejam cumpridas. Mas qual é a solução se não tenho como prever os resultados? Criar uma rotina que te traga felicidade!
Dedicação também tem a ver com curtir o processo, avaliar o quanto disso te faz feliz. Criar, com as metas, focos e processos, um estilo de vida que te traga satisfação, que cumpra o seu propósito, que fale diretamente ao seu coração. Não adianta se dedicar muito pra algo, sendo que as chances de não acontecer exatamente o que você esperava sempre existem. Aí, a dedicação vai ser algo pesado, que pode te trazer frustração sempre que o resultado não for aquele que você idealizou.
O crossfit me ensinou, entre altos e baixos, que dedicação é, sim, a chave do sucesso, mas que ela tem que vir acompanhada dessas duas palavrinhas: prioridades e felicidade. Assim, o ciclo fica mais completo e a vida brilha mais.
Compartilhar link